Notas e Notas – 14-06

0

VEREADORA SE REÚNE COM JUIZ  

Foto: Divulgação

A vereadora Soraia Balieiro (PSB) se reuniu na tarde desta quinta-feira, dia 13, com o juiz da 2ª Vara Criminal, Guilherme Martins Freire, na sede do Fórum de Resende. Na pauta de reunião estavam os números da violência contra a mulher e também a implementação da Patrulha Maria da Penha. Participaram da reunião, a secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Jaqueline Primo Balieiro Diniz. “Foi uma excelente reunião, onde destacamos o nosso projeto de Lei que cria a Patrulha Maria da Penha no Município, uma luta que venho trabalhando desde 2016, e que agora, com a sensibilidade dos vereadores e também do prefeito Diogo Balieiro Diniz vamos poder retirar do papel. O apoio do Judiciário é fundamental para este projeto aconteça”, comenta a vereadora Soraia Balieiro.

PROJETO DE LEI 

Nesta semana, a vereadora teve lido seu projeto de lei  que cria a Patrulha Maria da Penha, que tem como objetivo atuar no atendimento à mulher vítima de violência em Resende, seguindo a Lei Federal 11.340/06 (Lei Maria da Penha). Conforme explica Soraia, a Patrulha visará garantir a fiscalização do cumprimento das medidas protetivas de urgência. A parlamentar também destacou a realização de uma Audiência Pública, que será realizada a seu pedido, no dia 8 de agosto, no Plenário da Câmara, para apresentar informações sobre a importância da implementação da Patrulha Maria da Penha no Município. Também participaram da reunião com o juiz, a coordenadora da Mulher, Bianca Oliveira; a coordenadora do Núcleo Integrado de Atendimento à Mulher (NIAM), Marilene Buçard; e o comandante da Guarda Civil Municipal, César Ricardo Aureliano Laurindo.

CASA DA MULHER RESENDENSE 

 A vereadora Soraia Balieiro também é autora do pedido criação da ‘Casa da Mulher Resendense’, um espaço reunindo serviços de atendimento à mulher como: Núcleo Integrado de Atendimento à Mulher (NIAM) e Coordenadoria da Mulher – ambos da Prefeitura de Resende – e Núcleo de Atendimento à Mulher (NUAM), vinculado a 89ª Delegacia Legal. E também, a solicitação ao Governo do Estado do Rio de Janeiro para que seja aumentado efetivo técnico do (NUAM), podendo ser uma inspetora ou oficial de cartório para que se agiliza os inquéritos, tendo em vista o crescente número de violência contra mulher.

REVITALIZAÇÕES EM PORTO REAL 

Foto: Divulgação

A Prefeitura de Porto Real começou neste mês de junho o processo de revitalização das praças, quadras e dos ‘Quiosques do Saber e do Sabor’. “Iniciamos pela área de lazer do bairro Novo Horizonte, que está recebendo uma refirma completa, com recuperação das calçadas, bancos, equipamentos esportivos, pintura e conserto em geral. Após o término das obras, o serviço de manutenção será contínuo. Todas as quadras, quiosques e praças do município vão receber o mesmo tratamento”, contou o prefeito Ailton Marques. O secretário de Obras e Serviços Públicos, Luiz Tavares, disse que os serviços acontecerão de acordo com a necessidade de cada bairro.

INAUGURAÇÃO DE CLÍNICA DE HEMODIÁLISE
O prefeito de Barra Mansa Rodrigo Drable inaugura nesta sexta-feira, dia 14, às 11 horas, a nova Clínica de Hemodiálise do município. A unidade instalada na Santa Casa, na Rua Pinto Ribeiro, 205, Centro, tem capacidade para atender 84 pacientes renais fixos por mês, e em seis meses, essa oferta será ampliada em 50%.

ENCONTRO EM SÃO PAULO

Representantes da Secretaria Municipal de Fazenda (SMF), de Volta Redonda, participaram do X Seminário Nacional de Gestão Fiscal Municipal SENAM, que aconteceu em São Paulo. O encontro é realizado todos os anos pela Associação dos Auditores Fiscais Tributários do Município de São Paulo (AAFITSP) e este ano, pela primeira, teve a participação de representantes de Volta Redonda.

OBJETIVO 

O seminário tem o objetivo de identificar, avaliar, documentar e difundir as melhores práticas de gestão tributária em municípios, contribuindo para um melhor desempenho das administrações. Melhorando a capacidade técnica dos órgãos arrecadadores e a qualidade do atendimento ao público.

REUNIÃO COM A SEELJE

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SMDET) de Volta Redonda, promoveu, essa semana no Palácio 17 de Julho, uma reunião com a diretora da Comissão de Projetos Esportivos Incentivados, Adriana Godinho, da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer e Juventude do Rio de Janeiro (SEELJE) e os representantes das pastas de Esporte e Lazer (SmelMEL), Gabinete Governamental Estratégico (Gegov), Planejamento, Transparência e Modernização da Gestão (SEPLAG) e Fazenda (SMF) de Volta Redonda.

CRIAÇÃO DE LEI 

No encontro com a equipe técnica da Prefeitura de Volta Redonda, foi discutida a criação da Lei Municipal de Incentivo ao esporte da cidade. A diretora visitou também a sede administrativa da Secretaria de Esporte e Lazer, na Arena Esportiva. Para a secretária de Esporte e Lazer, Maria Paula Tavares, a reunião foi muito importante, pois deu subsídios a equipe técnica para alinhamento na construção da lei municipal que já se encontra em andamento.

OBJETIVO 

A Lei de Incentivo ao esporte tem como fundamental objetivo estimular pessoas e empresas a incentivar e fazer doações para projetos esportivos em troca de incentivos fiscais. A diretora da comissão de projetos incentivados da SEELJ, Adriana Godinho, enfatizou que está à disposição da equipe da cidade para a elaboração dos projetos. Lembrou que essa reunião é o seguimento do encontro do Felipe Bornier, secretário de Esporte e do prefeito Samuca Silva, que são responsáveis pelo projeto que busca patrocínio através da lei de incentivo ao esporte.

ASSISTÊNCIA ESPECIALIZADA 

Foto: Divulgação

Volta Redonda tem motivos para comemorar nesse sábado, 15, o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa. Em 2017, o município ganhou a Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres, Idosos e Direitos Humanos (SMIDH), que passou a gerenciar o Centro de pré-atendimento ao Idoso (CEPAI). O serviço é coordenado pelas advogadas Juliana Ferreira e Joana D’arc, que também é responsável pelo atendimento. O CEPAI é um departamento de portas abertas à população idosa, seus familiares, além de pessoas que queiram fazer denúncia de maus-tratos. O local também recebe encaminhamentos de outras instituições de assistência aos idosos.

NA SEDE DA SMIDH 

A secretária de Políticas Públicas para Mulheres, Idosos e Direitos Humanos, Dayse Penna, informa que o centro funciona na sede da SMIDH, na Rua Antônio Barreiros, 232, no bairro Nossa Senhora das Graças, das 11 às 17 horas. Disse que de janeiro até maio, 164 atendimentos foram feitos. A conversa inclui esclarecimentos sobre o Estatuto do Idoso, conscientizam sobre os seus direitos e orientam sobre os tipos de violência sofridos pelos idosos.

SELEÇÃO DE PROJETOS CULTURAIS

Será publicada hoje a listagem dos projetos que vão receber verba do Edital do Fundo Municipal de Cultura de Angra dos Reis. Nesta semana dois técnicos da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa estiveram na cidade para avaliar as propostas habilitadas. O superintendente de artes, Fernando Marendaz, e o coordenador, Felipe Viana, avaliaram os 15 projetos e selecionaram aqueles que receberão o aporte financeirodisponibilizado pela Prefeitura. A lista será publicada no Boletim Oficial do Município, disponibilizado na página da prefeitura (www.angra.rj.gov.br). Conforme previsto no Edital, a partir de segunda-feira abre o prazo para que os proponentes possam entrar com recurso.

NOVA CICLOVIA

O programa Paraty + Sinalizada e Acessível chegou à Avenida Roberto Silveira, com a implantação de uma ciclovia entre o trevo de acesso à cidade e o estádio municipal e de calçamento de concreto na alameda paralela à avenida. Esta semana, a Secretaria de Segurança e Ordem Pública, por meio do Departamento de Trânsito, trabalhou na sinalização da ciclovia, que vai receber também ‘tachões’ para proteção dos ciclistas e segregação do trânsito. O programa Paraty + Sinalizada também viabilizou uma nova demarcação da ciclovia do Cabore, no trecho que margeia o canal.

APREENSÕES NA REGIÃO

Policiais das equipes táticas do 38º Batalhão da Polícia Militar (BPM) de Três Rios e da Patamo de Paraíba do Sul, realizaram duas apreensões, simultaneamente, de cocaína e crack nestes municípios. Em Três Rios, policiais, no bairro Jardim Glória, apreenderam 34 pedras de crack e 33 pinos de cocaína. Já em Paraíba do Sul, foram apreendidas 26 pedras de crack e 14 papelotes de cocaína. A droga foi apreendida e encaminhada para a 108ª DP e 107ª, respectivamente.

PRODUTOR MIRIM

Localizada na comunidade quilombola de Santana, que fica na zona rural a cidade, a Escola Municipal Irmã Elizabete Alves recebeu ontem a visita dos cerca de 60 adolescentes do “Produtor Mirim”, projeto de inclusão social realizado pela Prefeitura de Quatis. Os produtores mirins participaram das ações voltadas à retomada da horta escolar nesta unidade de ensino, cujas instalações foram ampliadas pela administração do prefeito Bruno de Souza (MDB), e inauguradas em agosto de 2017.

CPI DO RIOPREVIDÊNCIA

O ex-secretário de Fazenda do Estado do Rio de Janeiro, Renato Augusto Villela dos Santos afirmou que o redirecionamento de 13% dos recursos do RioPrevidência para o pagamento da dívida do estado com a União não foi responsável pelo desequilíbrio do Fundo Previdenciário. Vilela foi secretário durante o segundo governo de Sérgio Cabral, entre os anos de 2007 e 2012. A afirmação foi feita ontem, durante reunião da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Alerj que investiga as condições atuariais do RioPrevidência.

 UM FATO NA FOTO

MAIS VAZAMENTO

Há muito tempo, a população de Volta Redonda vem convivendo com a falta d’água nas residências.  Na maioria das vezes, esse problema é causado por vazamentos de rede. E ontem, quinta-feira, 13, mais um desses problemas. E mesmo sendo feriado do padroeiro da cidade, Santo Antonio, os funcionários do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae-VR) passaram o dia na Avenida Adalberto de Barros Nunes, Beira Rio, trabalhando para conter dois vazamentos na rede de recalque do órgão. Um dos pontos nas proximidades da ETA Belmonte e outras duas na Igreja Projeto Vida. Com isso, a população de bairros próximos teme a falta d’água.  A foto foi feita pela repórter do A VOZ DA CIDADE, Tânia Cruz.

Foto: Tânia Cruz

Deixe um Comentário