>
a voz da cidade 970 x 150 px

‘Negócios Inovadores e a Economia do Mar’ consolida Angra como polo de inovação tecnológica

Por Franciele Aleixo
54122462237 496ab3b216 h
bnr am aniv barra mansa 970x150

ANGRA DOES REIS 

Mais de 100 pessoas, entre autoridades, profissionais da área e startups debateram temas importantes referentes à Economia do Mar através do evento “Negócios Inovadores e a Economia do Mar”, que direciona o município a um novo patamar quanto ao estabelecimento de um ecossistema de inovação promissor à comunidade local e ao país. Realizado na manhã de quinta-feira, 7 de novembro, o evento foi marcado por aprendizados e troca de experiências no Parque Tecnológico do Mar de Angra dos Reis.

Duas mesas redondas colocaram em discussão tópicos e itens estratégicos relacionados à Economia do Mar. Na primeira delas, realizada às 10h30, o tema “Os Desafios para a Transformação da Economia do Mar” contou com a mediação do secretário de Planejamento e Parcerias da Prefeitura de Angra dos Reis, André Pimenta, e incluiu as importantes colaborações do subsecretário-adjunto de Economia do Mar do Governo do Estado do Rio de Janeiro, Marcelo Felipe Alexandre, do comandante da Capitania dos Portos, Rafael Camelo, e do almirante do Cluster Naval, Walter Lucas da Silva.

– O Parque Tecnológico do Mar é uma iniciativa pioneira no Brasil, que vai fomentar soluções inovadores para a Economia do Mar. Cumprimento a Prefeitura de Angra pela realização do evento e também a deputada estadual Célia Jordão, autora da lei que criou a Economia do Mar no estado e que gerou a criação da Secretaria de Energia e Economia do Mar, pioneira no Brasil, que tem inspirado outros estados a seguirem o mesmo caminho – declara o subsecretário-adjunto de Economia do Mar do Governo do Estado do Rio de Janeiro, Marcelo Felipe Alexandre.

Na segunda mesa, às 11h15, intitulada “Como a inovação aberta pode resolver os desafios da Economia do Mar? – Colaboração entre os setores – Tríplice Hélice”, a mediação foi efetuada pelo coordenador de projetos da Fundação Certi, Marcus Dias, contando com interlocuções da CEO da BR Marinas, Gabriela Lobato, do diretor do CEFET de Angra dos Reis, Everton Pedroza, e do analista de Relacionamento de Mercado da Firjan RJ, Eduardo França.

– O Parque Tecnológico do Mar é uma estrutura que você não vê em todos os lugares. Aqui, você tem a capacidade de viabilizar a continuidade dos trabalhos das empresas, que não é fácil. As startups têm que trabalhar em todas as áreas, não só na viabilidade dos seus produtos. Nesse sentido, ter uma área dessas é fundamental. Olhando para esse processo e vendo tantos atores aqui dentro, é importante que a gente continue mantendo o envolvimento de todos – explica a CEO da BR Marinas, Gabriela Lobato.

Novíssimas empresas; cenários promissores

Antes dos debates realizados no evento, as primeiras startups que passarão por um período de ocupação e incubação de um ano no Parque Tecnológico do Mar fizeram apresentações (pitches) sobre os produtos e serviços oferecidos por elas.


Marulho – Sociedade e Meio Ambiente –, Uapê Energias Solares – Energia –, Costa Verde H2V – Energia –, Dessalinização de Água por Energia das Ondas – Energia –, TerraMar Biotecnologia – Saúde e Bem-estar –, Compara Peças – Tecnologia da Informação –, Explore Angra – Tecnologia da Informação –, ViuPegou – Sociedade e Meio Ambiente – e Valle Fish – Alimentos e Bebidas – mostraram aos presentes os motivos que levaram à escolha delas para o primeiro processo de incubação da instituição.

– É muito importante a iniciativa da Prefeitura de Angra em criar o Parque Tecnológico do Mar. A partir dessa criação, todas as startups que serão incubadas passarão por um fortalecimento, recebendo suporte e incentivo para colocar seus trabalhos em prática na região – ressalta o idealizador da startup Valle Fish, Tito Valle, que está entre as 10 selecionadas para a incubação e participou do evento.

Participando do evento “Negócios Inovadores e a Economia do Mar” desde o começo até o encerramento, o secretário de Planejamento e Parcerias, André Pimenta, falou sobre a importância do evento, que coloca Angra dos Reis no epicentro da inovação.

– Hoje é um grande dia. Estamos dando um passo importantíssimo quanto à transformação digital e à inovação em Angra dos Reis. O prefeito Fenando Jordão, com o apoio total da deputada estadual Célia Jordão, através de toda a pauta da Economia do Mar, vem sempre apoiando e desenvolvendo o que estamos vendo hoje, através da instalação das 10 primeiras empresas que passarão por ocupação e incubação no Parque Tecnológico do Mar. Essas startups receberão mentorias para desenvolver novos negócios, gerar oportunidades e empregabilidade para a cidade – finaliza o secretário André Pimenta.

Sobre o Parque Tecnológico do Mar

Localizado no Polo Universitário Professor Jair Travassos, em Jacuecanga, o Parque Tecnológico do Mar de Angra dos Reis oferece uma infraestrutura de 1,1 mil m², projetada para atender às necessidades das startups. O espaço conta com 14 salas para startups, dois auditórios, uma sala de leitura e estudos, dois coworkings, uma sala de robótica, corte a laser e impressão 3D, um laboratório de treinamento em TI, um espaço interativo coletivo, e uma sala de reunião. Essa estrutura visa proporcionar um ambiente propício para o desenvolvimento tecnológico e para conexões entre empreendedores.

 

Para mais informações, o Parque disponibiliza o telefone (24) 3377-6558 e o e-mail [email protected].

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos