>
a voz da cidade 970 x 150 px

Moradores e comerciantes destacam necessidade de cancela em passagem de nível, em Barra Mansa

Por sergiocjr
bnr am aniv barra mansa 970x150

BARRA MANSA
Depois que um carro foi atingido por um trem na passagem de nível na altura da entrada do Vila Nova, a segurança no local foi alvo de reclamações. Moradores destacaram a necessidade da instalação de uma cancela para impedir que motoristas avancem durante aproximação e passagem do trem. O acidente aconteceu na manhã da última terça-feira, dia 3. O veículo foi atingido pela composição ferroviária e teve a parte traseira destruída. Apesar do estrago não houve feridos.

A auxiliar de farmácia Feliciana de Lima trabalha em frente à passagem de nível onde ocorreu o acidente de terça-feira e contou que é comum presenciar abusos de motoristas. “Eles acabam se arriscando para conseguir passar antes do trem. E o trem buzina muito. Acho que o maior problema é a imprudência. Aqui sempre acontece acidente e a sinalização também está precária. À noite esse pedaço aqui é muito perigoso, os motoristas abusam muito”, afirmou.

O morador e comerciante Luiz Antônio da Silva acredita que com a colocação de uma cancela os riscos seriam menores. “Vira e mexe tem um acidente aqui, então acho que com uma cancela isso diminuiria bastante. Mas acho que é mais uma questão de educação. Porque tem alguns lugares que contam com cancela mas se tiver espaço ainda há motoristas imprudentes que passam mesmo assim”, falou.

Assim como Luiz Antônio, o vendedor Agilson Marcelo Silva disse que o maior problema não é a sinalização, mas sim a imprudência dos motoristas. “Acho que a cancela vai evitar 90% dos acidentes aqui, mas ainda há muita imprudência por parte dos motoristas. Não sei se a empresa vai querer colocar, porque vai ter um custo, inclusive de pessoal, porque tem que ter pelo menos três guardas aqui”, avaliou.


O aposentado Célio Reis Parreira opinou dizendo que a cancela diminuiria bastante a imprudência de motoristas. “Aqui realmente falta uma cancela, o trânsito aumentou muito nesse trecho, que dá acesso à Vila Nova, à Vista Alegre, apesar da visão da linha férrea que se tem dos dois lados é perigoso. Muito pela questão da imprudência. Eu moro aqui há 50 anos e os maquinistas buzinam e buzinam muito por sinal, de longe já acionam”, comentou.

TRENS TÊM PREFERÊNCIA
Através de sua assessoria de imprensa, a VLI, controladora da Ferrovia Centro-Atlântica e proprietária do trem envolvida no acidente de terça-feira, esclarece que mantém a sinalização vertical de advertência (Cruz de Santo André) prevista nas normas de trânsito, com a finalidade de alertar a população sobre o cruzamento com a ferrovia e reforçar a parada obrigatória aos motoristas antes da transposição da linha. A ferrovia ressaltou ainda que os maquinistas executam procedimentos especiais durante a passagem por trechos urbanos: redução de velocidade, acionamento da buzina e dos faróis da locomotiva para alertar sobre a aproximação da composição.

Além disso, a empresa garantiu que promove campanhas ao longo do ano com o objetivo de orientar as comunidades sobre a importância de manter um comportamento seguro em relação aos trilhos.

A VLI frisou ainda que o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) prevê que veículos que deslocam sobre trilhos têm sempre a preferência de passagem, não sendo considerado item obrigatório a implantação de uma cancela. O CTB considera infração gravíssima deixar de parar o veículo antes de transpor linha férrea.

 

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos