BARRA MANSA
Uma erosão provocada em um morro que fica entre as ruas Santa Bárbara e São Pedro, no bairro Vista Alegre, em Barra Mansa, está deixando os moradores dessas localidades preocupados devido ao risco de novos deslizamentos. Na Rua Santa Bárbara, que fica acima da Rua São Pedro, uma parte do asfalto já cedeu e, inclusive, o acesso ao local está interditado com barricadas, impedindo o acesso de veículos. Ao A VOZ DA CIDADE, os moradores do local relataram que o problema é antigo e que medidas urgentes precisam ser tomadas antes que tenham início os fortes temporais dessa época do ano.
A dona de casa, Fátima Helena da Silva Santos, é moradora da Rua São Pedro e seu móvel fica aos fundos do morro que corre o risco de deslizamento. De acordo com ela, duas casas ao lado da sua já foram interditadas pela Defesa Civil.
“Atrás da minha casa tem um muro de contenção, que é o que ainda está segurando morro, e outro muro de concreto, que já está com rachaduras. O meu maior medo e vir as fortes chuvas, que esse ano ainda não tivemos, e esse morro todo descer sobre a minha casa. É uma situação que tira o nosso sossego e dá medo. Para se ter uma ideia, na noite de quinta-feira, dia 13, minha irmã disse que estava armando chuva, por volta das 22 horas, eu peguei minhas coisas e fui dormir na casa dela”, disse ela, ao informar que a Defesa Civil teria dito que as obras no local seriam feitas no próximo mês.
Problema é antigo
Já o aposentado José Roberto Novaes mora na Rua Santa Barbara, em frente ao trecho que está erosão, e relatou que o problema no local é antigo, no entanto, que agora está mais perigoso.
“A sorte, até agora, é que ainda não tivemos fortes chuvas para piorar essa erosão aí do barranco. Além do risco das casas, que ficam do outro lado da rua, também é perigoso uma criança cair. Meu cachorro caiu quando o asfalto cedeu e foi um trabalho danado para retirar ele de lá”, contou.
Outro morador do local, Ruane Fontes, explicou que, além dos riscos, a queda do asfalto também interferiu no trânsito do local, já que não é permitida a passagem de veículos como carros e caminhões. Quem mora acima do trecho de cerca de 20 metros que está interditado com a barricada, precisa passar com o carro para chegar até casa por outro caminho.
“O pessoal não pode subir pela Rua Santa Bárbara e tem que vir pela Rua Boa Vista, deixando o trajeto mais longo. Está todo mundo torcendo para que as providências sejam tomadas o mais rápido possível”, finalizou.
Por meio de uma nota, enviada pela assessoria de imprensa da Prefeitura de Barra Mansa, a Defesa Civil frisou que um único imóvel afetado no local está na Rua Joana D`arc e está interditado desde 2023. As equipes seguem fazendo monitoramento diário da área e interditou a via para tráfego de veículos para que o problema não se agravasse. O órgão reitera que o trabalho está contemplado nas obras de contenção a serem realizadas neste ano. Já houve uma reunião em conjunto com as secretarias de Planejamento Urbano e Manutenção para tratar do assunto.