Líderes da Pastoral da Criança em Volta Redonda recebem capacitação para novo método de acompanhamento

0

Agentes da Pastoral da Criança da Diocese de Barra do Piraí/ Volta Redonda passaram, na última semana, por uma capacitação sobre o novo método de acompanhamento das crianças e famílias. Participaram do encontro, que foi realizado na sede da Cúria Diocesana, em Volta Redonda, os chamados líderes multiplicadores das quatro regiões pastorais da Diocese existentes atualmente.

Segundo explicou a multiplicadora da equipe de formação e líder no Estado do Rio, Bárbara Domequis Chaves, desde a fundação a Pastoral da Criança é conhecida por capacitar seus líderes para atuar na prevenção da desnutrição. Ressaltou ainda que, atualmente a preocupação está voltada também para a obesidade infantil e que no último censo o Brasil registrou 9 milhões de crianças na faixa etária de 0 a 6 anos e 5 milhões já estavam desenvolvendo a obesidade.

Com o novo acompanhamento nutricional, é possível, de maneira mais precisa, determinar o diagnóstico nutricional das crianças, através do cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC) – que relaciona peso, altura e idade, como explicou Bárbara Domequis Chaves, multiplicadora da equipe de formação e líder no Estado do Rio.

NÃO PENSA APENAS EM PESAR

Segundo Bárbara, hoje não pensa apenas s só em pesar crianças, mas acompanhar o índice de massa corporal de cada uma delas. “Então a cada três meses a gente pesa e mede a criança durante a celebração da vida. O objetivo maior é analisar a situação da criança, com a realidade da obesidade e do sobrepeso e não mais só da desnutrição”, destacou, ressaltando que assim identifica o melhor para a saúde da criança e para o seu desenvolvimento.

Ainda de acordo com Bárbara, aos poucos os líderes também serão formados para utilizar uma plataforma digital no lugar dos papéis. Na plataforma nacional, segundo ela, as informações das crianças e famílias são repassadas de maneira imediata. “Com o aplicativo, o líder já organiza os dados da criança, sincroniza e manda on-line para a coordenação nacional”, informou.

PRESENTE

A coordenadora diocesana da Pastoral, Maria do Carmo Carbogim Maciel, informou que na Diocese de Barra do Piraí/Volta Redonda, a Pastoral está presente em cerca de 160 comunidades e conta com mais de 600 líderes atuantes e mais de 500 voluntários de apoio nas comunidades. Ainda segundo a coordenadora, levantamento mais recente aponta para cerca de seis mil crianças atendidas em quatro mil famílias. O trabalho realizado, de acordo com ela, acompanha desde a gestação, passando pelos dois anos de idade, período conhecido como primordial, os mil dias, chegando até os cinco anos.

Disse também a coordenadora que, esse novo modo veio atualizar o que já era feito na missão. “Agora, fazemos de maneira mais completa e, além disso, na hora que a gente pesa e mede a criança”, informou, lembrando que dessa forma a mãe já vai ter um diagnóstico com orientações que ela pode seguir para poder melhorar esse estado nutricional da criança.

 

 

Deixe um Comentário