Inscrições prorrogadas para o Cadastro Ambiental Rural

0

BARRA MANSA

Segue até o dia 31 de maio as inscrições para o Cadastro Ambiental Rural (CAR). O prazo, que teria expirado no dia 31 de dezembro de 2017, foi prorrogado em decreto assinado pelo presidente Michel Temer. A decisão foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União, no dia 29 de dezembro.

A inscrição no CAR é o primeiro passo para a regularização ambiental de um imóvel rural. Nele são incluídos os dados do proprietário, dados sobre documentos de comprovação de propriedade e ou posse do imóvel, e informações georreferenciadas do perímetro do terreno, das áreas de interesse social e de utilidade pública, com a informação da localização dos remanescentes de vegetação nativa, das Áreas de Preservação Permanente, das áreas de Uso Restrito, das áreas consolidadas e das Reservas Legais.

A adesão é uma das obrigatoriedades previstas no Código Florestal desde 2013. De acordo com a coordenadora do Sindicato Rural de Barra Mansa, Juliana Viana, o prazo, no entanto, já foi prorrogado três vezes desde então, com o objetivo de possibilitar aos pequenos produtores mais tempo para se familiarizar com o sistema e informar seus dados ambientais. “A partir de maio deste ano, a liberação de crédito pelas instituições financeiras para o setor rural estará automaticamente vinculada ao CAR. Por isso é de extrema importância que os proprietários que ainda não se cadastraram nos procurem”, esclareceu Juliana.

Em Barra Mansa, de acordo com informações do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) dos 1.620 imóveis rurais existentes, apenas 319 estão cadastrados no sistema. Produtores interessados em realizar o Cadastro Ambiental Rural devem entrar em contato com o Sindicato Rural de Barra Mansa através do telefone: (24) 3323-1139. O local oferece, entre outros serviços, o acompanhamento do processo de cadastramento ambiental.

Segundo dados do Serviço Florestal Brasileiro, até 30 de novembro de 2017, já foram cadastrados mais de 4,5 milhões de imóveis rurais em todo o Brasil, totalizando uma área de quase 421 milhões hectares inseridos na base de dados do sistema.

Deixe uma resposta

error: Conteúdo protegido !