Hemonúcleo de Resende estará atendendo doadores de sangue nesta sexta-feira

1

RESENDE

Apesar do feriado prolongado, o Hemonúcleo de Resende, localizado num prédio anexo ao Hospital de Emergência, estará funcionando nesta sexta-feira para receber doações de sangue. De acordo com a unidade, a medida foi tomada visando manter o equilíbrio e também reforçar o estoque de sangue, já que o Hemonúcleo não funcionou ontem, feriado da Proclamação da República, e também não funcionará na próxima segunda e terça, dias 19 e 20 de novembro, respectivamente. O atendimento nesta sexta-feira será realizado das 8 às 11 horas.

Segundo a coordenadora do Hemonúcleo, Maria Fernanda Aguiar, a unidade apresenta, atualmente, maior necessidade de doação dos tipos sanguíneos O positivo e O negativo. “Mas é de extrema importância que doadores de outros tipos também façam a doação, uma vez que o banco de sangue atende também os municípios de Porto Real, Quatis e Itatiaia, além de Resende”, explica coordenadora.

Para ser doador, é necessário ter entre 16 e 69 anos, ter mais de 50 quilos e não ser portador de doenças graves, entre elas o diabetes. Também não podem doar sangue pessoas que sofreram derrame e trombose, pacientes com câncer, e pessoas que tenham passado recentemente por cirurgias e outros procedimentos, como endoscopia, por exemplo. A coordenadora esclarece ainda que menores de 18 anos precisam de autorização do responsável legal para fazer a doação e maiores de 60 anos precisam comprovar já ter doado sangue pelo menos uma vez, para serem aceitos como doadores.

Maria Fernanda explica que o procedimento adotado no dia da doação é simples e leva cerca de 40 minutos. Antes de fazer a coleta, o voluntário apresenta seus documentos e preenche uma ficha com informações pessoais. Em seguida, o doador passa por uma triagem, que consiste em alguns exames rápidos e uma entrevista. Logo depois, ele é liberado para a sala de coleta. Antes de deixar o Hemonúcleo, o doador recebe um lanche e orientações sobre o que pode e o que não pode fazer ao longo do dia. “É importante informar que os voluntários não devem se apresentar para doação em jejum e que todo o sangue doado passa por exames, antes de ser liberado para os hospitais”, esclarece.

Mais informações sobre os procedimentos necessários para fazer a doação podem ser obtidos pelo telefone 3381.4834.

FUNCIONAMENTO NO FERIADÃO

Quinta, dia 15: Fechado

Sexta, dia 16: aberto para coleta das 8 às 11 horas

Segunda e terça, dias 19 e 20: Fechado

A partir de quarta, dia 21, aberto das 8 às 11 horas

1 comentário