SUL FLUMINENSE
O Governo do Estado, por meio da Companhia Estadual de Habitação do Rio de Janeiro (Cehab), órgão vinculado à Secretaria de Estado das Cidades, anunciou a retomada das obras de moradias de interesse social. Na região, serão retomadas obras nas cidades de Barra do Piraí e Pinheiral. Outro município que está recebendo o serviço é Laje do Muriaé, no Norte Fluminense. Ao todo, cerca de 400 famílias serão beneficiadas pela iniciativa. A Secretaria das Cidades tem a expectativa de concluir as obras nas cidades ainda este ano.
Barra do Piraí receberá 87 moradias relativas a essa ação do Governo do Estado. O prefeito Mario Esteves (PRB) informou que serão casas terminadas no bairro Vila Ipiranga. Além dessa, citou que conseguiu em Brasília a retomada das obras no bairro Vargem Alegre. Lá, serão 600 casas que serão entregues no mês de junho. “Estamos com 92% da obra pronta. Ela estava abandonada e graças a articulação política e agradeço a deputados federais que nos deram suporte, Alexandre Serfiotis, Rosângela Gomes e Rodrigo Maia, conseguimos retomar”, citou o prefeito lembrando que em Barra do Piraí a necessidade habitacional chega a 1,5 mil residências.
Mario adiantou que segue para Brasília no dia 8 deste mês para lutar por mais recursos para unidades habitacionais para o município.
PARQUE MAÍRA
O prefeito de Pinheiral, Ednardo Barbosa (MDB) lembrou que a retomada das obras do Parque Maíra que estão contempladas pelo Governo do Estado. Serão 101 unidades habitacionais. “O Governo do Estado vai finalizar a obra. O conjunto habitacional já existe, são 101 casas e o Estado vai dar continuidade a essa obra que ficou parada”, disse o prefeito.
Há mais de sete anos as obras foram iniciadas no local e foi ocupada por moradores que convivem no local sem infraestrutura adequada. Desde então, o processo está em andamento junto ao Ministério Público para que possam ser resolvidos os empecilhos que estariam impedindo a consolidação do conjunto habitacional para as famílias.
OUTRA CIDADE BENEFICIADA
Além de Barra do Piraí e Pinheiral, Laje do Muriaé foi contemplada com retomada das obras de 188 casas.
Segundo o secretário das Cidades, Juares Fialho, a prioridade é dar andamento às obras já iniciadas pela Cehab. “Isso evita que o investimento que já foi feito se perca, além de ser uma forma de aplicar de maneira eficiente os recursos disponíveis”, afirmou.