Estudantes de Volta Redonda visitam a UFRJ no Rio de Janeiro

0

Na tarde desta quinta-feira, 13, mais 30 estudantes do Pré-Vestibular Cidadão, núcleos Niterói e Retiro, em Volta Redonda, visitaram o campus da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). A visita faz parte do Projeto conhecendo as universidades, coordenado pelo professor Paulo Ricardo

Vale lembrar que a vista aconteceu na mesma semana porque levou à turma à Universidade Federal Fluminense (UFF-Aterrado) para palestra com cientista Helayel. Na UFRJ, na marca dos 100 anos da universidade, os alunos conheceram os cursos de graduação, participaram de palestras e oficinas de diferentes disciplinas.

ATIVIDADES DIFERENCIADAS

Um dia antes dessa visita ao Rio, a ‘Escola MEP’, provocada por sugestões e críticas dos estudantes do Pré Vestibular Cidadão, promoveu atividades diferenciadas com foco na filosofia freirianaa. A equipe pedagógica do MEP, discutiu com os alunos sobre as travas que provocam a ‘educação bancaria’.

A dinâmica conjunta aplicada pela professora Abigail Ribeiro e os colegas Diego e Anderson, com participação também da maestria, trabalharam junto com os estudantes. Hoje, com a participação especial da professora  Glauce Cortez Pinheiro Sarmento, mestre em ciência e saúde (UFRJ), a professora em pedagogia e física no IFRJ-Campus VR., de forma magistral abordou que Paulo Freire e a educação libertadora’.

AS FALAS

Na sequência, como mediadores, os professores Érique Barcellos e Luiz Henrique Castro Silva, ambos da área de filosofia e sociologia no Pré do MEP, sintonizaram suas falas à da professora convidada, ao mesmo tempo inquietante e provocante.

Nirlene Pirassol Tepedino, Paulo Ricardo Ramos Cardoso e Gerson F, agradeceram o singular momento que reafirmou ‘esperança e luta por escolas que sejam conscientizadoras de pessoas, não fazedora de máquinas”. Nesta sexta-feira, não haverá aula no Pré-Vestibular Cidadão, do MEP, em Volta Redonda

 

 

error: Conteúdo protegido !