Encontro regional com representante do Ministério das Mulheres tem participação da SMDH de Volta Redonda

0

VOLTA REDONDA
A secretária municipal de Políticas para Mulheres e Direitos Humanos de Volta Redonda, Glória Amorim, participou neste mês do Encontro Regional com a secretária nacional de Autonomia Econômica e Política de Cuidados do Ministério das Mulheres, Rosane da Silva, e articuladoras dos movimentos das mulheres na Região Sul Fluminense e Médio Paraíba. O evento aconteceu na Câmara de Vereadores de Barra Mansa.
Glória Amorim, acompanhada da assessora de Direitos Humanos da SMDH, Josinete Pinto, falou sobre a formação e qualificação das mulheres que cuidam de outras mulheres e de seus familiares idosos, e que não são reconhecidas financeiramente por este trabalho na base da família e para a sociedade. “É justo que elas, cuidadoras familiares, sejam reconhecidas como trabalhadoras e remuneradas pelo importante trabalho que realizam dentro das casas, garantindo a sua autonomia econômica pelo sacrifício e dedicação diária que realizam em benefício do bem-estar no seio da família. Infelizmente não são reconhecidas e nem remuneradas por este trabalho. Mas um projeto neste sentido foi entregue em Brasília aos deputados e senadores, por uma cuidadora da Rocinha, no Rio de Janeiro, que conseguiu reunir outras mulheres, elaborar o projeto e levar em mãos para ser analisado. Ela cuida do pai e da mãe, idosos e doentes, e não pode trabalhar fora”, citou Glória Amorim.
Outro exemplo citado pela secretária de Volta Redonda para o empoderamento das mulheres é a expansão da abertura de cursos profissionalizantes para reduzir a dependência financeira e o resgate da autoestima das mulheres, mostrando que elas podem ocupar os cargos que quiserem no mercado de trabalho, pois têm competência para isso.
MESMAS OPORTUNIDADES PARA AS MULHERES
A secretária nacional do Ministério das Mulheres, Rosane da Silva, nascida em Formigueiro (RS), é atuante também do movimento de mulheres no país, exerceu o cargo de assessora especial do gabinete do Ministro do Trabalho e Previdência Social (durante o governo Dilma Rousseff), e foi coordenadora de política de gênero e do Subcomitê de Igualdade.
Ela defende oportunidades e salários iguais para as mulheres que ocupam os mesmos cargos dos homens no mercado. Uma das suas prioridades foi ouvir as reivindicações das mulheres da região, entre elas, a presidente do Sindicato das Trabalhadoras Domésticas do Sul Fluminense, Jorgina dos Santos. “Considero fundamental a divisão de tarefas entre homens e mulheres dentro das casas, para que as mulheres possam também ter tempo livre, oportunidade para investir em políticas e nas profissões que desejam crescer no mercado profissional e produtivo fora das residências”, disse a secretária do Ministério das Mulheres, aproveitando para convidar as mulheres presentes para o Fórum das Organizações de Políticas para Mulheres, previsto para o mês de junho, e para a Conferência Nacional em 2025.
ORIENTAÇÃO DO GOVERNO FEDERAL
Segundo Glória Amorim, a secretária nacional atendeu também a uma orientação do Governo Federal em contribuir na construção de políticas públicas para as mulheres e ouvir a todas. “O debate foi muito bom no espaço da Câmara Municipal, com a presença de mulheres que atuam nos movimentos sociais, coletivos de mulheres, conselhos, sindicatos. A Rosângela Silva atendeu à Presidência da República que pediu para ela ir aonde o povo está, ouvir o que a sociedade está reivindicando para as mulheres e buscar fortalecer política públicas. Aproveitamos para reforçar o nosso pedido da implantação de uma Casa da Mulher Brasileira em Volta Redonda. Ela ficou apaixonada em tomar conhecimento do nosso projeto ‘Mulheres Mãos à Obra’, derrubando um ambiente que era apenas reservado ao sexo masculino e fazendo a inclusão das mulheres”, finalizou Glória Amorim.

 

Deixe um Comentário