>
a voz da cidade 970 x 150 px

Paes reforça compromisso no combate à violência

Por Carol Macedo
bnr am aniv barra mansa 970x150

RIO

Em visita ao 21º BPM, em São João do Meriti, na última semana de campanha antes do 1º turno, Paes reforça seus compromissos com o aumento do policiamento ostensivo no estado e o combate à violência


Na reta final da campanha ao governo do Estado do Rio de Janeiro, o candidato do Democratas, Eduardo Paes, escolheu visitar, hoje, o 21º Batalhão de Polícia Militar de São João do Meriti, na Baixada Fluminense. Na visita, Paes reafirmou seu compromisso com a retomada da segurança pública em todo o estado, garantindo que vai atuar para ampliar o policiamento ostensivo, combater os índices de roubos e homicídios no estado, e investir na melhoria das condições de trabalho das polícias. Paes ressaltou ainda a necessidade de se reestruturar e redistribuir o efetivo da Polícia Militar no Rio, de maneira a atender o estado como um todo, mas sobretudo a Baixada Fluminense e São Gonçalo, regiões onde os batalhões se encontram especialmente desguarnecidos.
“Você tem um problema de efetivo policial no estado todo. Mas quando você chega na Baixada Fluminense e em São Gonçalo, esse problema é muito pior. Nós vamos aumentar o efetivo, olhando principalmente para as manchas criminais da Baixada Fluminense e São Gonçalo. Precisa de mais polícia na rua, polícia com mais condições de trabalhar, para que a gente possa, principalmente, diminuir índices de roubos e homicídios”, afirmou.
O candidato do Democratas esclareceu que estuda a adoção de várias medidas para ajudar a aumentar o efetivo da PM nas ruas. Além do remanejamento de policiais que estejam em funções administrativas ou cedidos a outros órgãos, ações estas que o candidato já havia citado em outras oportunidades, Paes disse que pode vir a adotar o RAS (Regime Adicional de Serviço) e rever o valor que é pago por essas horas extras aos PMs. “Tem várias formas (de aumentar o efetivo). Primeiro tentar, internamente na Polícia, identificar casos de afastamentos que se possa trazer. Isso já está acontecendo de maneira muito forte neste momento. Você pode aumentar a RAS, que é aquele adicional que o policial militar recebe para trabalhar em seu dia de folga. Você pode aumentar o valor da RAS, pagar de maneira mais adequada e com mais pontualidade. Polícia na rua sempre faz uma diferença enorme. Na hora que você vai resolver todo o drama da segurança pública, só colocando mais polícia na rua”, disse.
A área da segurança foi eleita uma das prioridades do candidato do Democratas. Paes tem dito que o tema não tem solução mágica, mas sim muito trabalho, esforço, planejamento, novos modelos de policiamento e gestão. O foco, segundo o candidato, é reduzir as mortes violentas e os roubos já no primeiro ano de governo, e isso se faz com mais policiais nas ruas. Uma das diretrizes na área de segurança será implantar um novo modelo operacional para o patrulhamento territorial. Se eleito, Paes pretende, por exemplo, criar Centros de Operações Policiais (C.O.P.) para integrar as atividades das forças de segurança, coordenando a vigilância nas ruas, o patrulhamento tático-ostensivo e as atividades de investigação criminal.
Ainda segundo o candidato, o estado do Rio tem hoje cerca de 44 mil policiais e muitos deles não estão nas ruas. Parte do efetivo está afastada, cedida ou em atividades administrativas. Por isso, Paes tem afirmado que é preciso remanejar pessoal, aumentar o efetivo que faz o patrulhamento das ruas para reduzir os indicadores de roubos e de homicídios.
Em uma eventual gestão sua, Paes quer ainda instituir a Força da Paz, uma força-tarefa de inteligência e operação integrada contra o Crime Organizado, com a participação da Polícia Civil, da Receita Federal e da Secretaria de Fazenda. O foco do trabalho será levantar e cruzar informações para asfixiar as fontes de financiamento do tráfico e da milícia. O maior investimento em inteligência vai permitir atuar de forma mais cirúrgica contra as organizações criminosas.
Paes quer ainda restabelecer um sistema de corregedoria independente, coordenada com o Ministério Público e a Polícia Federal, para juntas atuarem no combate à corrupção policial e penitenciária.

 

 

 

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos