Eleição Suplementar de Itatiaia é marcada para o dia 12 de setembro

0

ITATIAIA

Em sessão extraordinária de quinta-feira, 1º, os desembargadores do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) definiram a data para a eleição suplementar de Itatiaia: 12 de setembro. Serão escolhidos prefeito e vice-prefeito. A resolução foi proposta pelo presidente do tribunal, desembargador Cláudio dell’Orto, e aprovada por unanimidade. A propaganda eleitoral será permitida a partir de 7 de agosto.

A eleição estava marcada para o dia 11 de abril, mas foi cancelada pelo TRE em virtude da pandemia de Covid-19. Os membros do tribunal decidiram pela data hoje porque entrarão em recesso.

A cidade vive uma situação difícil desde janeiro de 2021, quando não foi permitida a posse do prefeito eleito em 2020, Eduardo Guedes, e seu vice Jabá, devido ao entendimento do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de que Dudu entraria em seu terceiro mandato. Assumiu então o presidente da câmara, vereador Imberê Moreira, que ficou no cargo até o dia 8 de junho, quando uma ordem de afastamento foi emitida pela Justiça, após investigação do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro por graves atos de improbidade administrativa. Além dele, outros secretários foram afastados. Houve o pedido de bloqueio de R$ 1 milhão dos investigados.

Após, no dia 10 de junho, a câmara deu posse ao novo prefeito interino, Vaninho Rodrigues, que está no cargo.

OUTRAS CIDADES

A resolução aprovada ainda define a data de 12 de setembro para as cidades de Santa Maria Madalena e Silva Jardim. A resolução ainda contempla o calendário eleitoral.

As convenções partidárias para escolha dos candidatos a prefeito e vice que concorrerão no pleito suplementar serão realizadas no período de 28 de julho a 1º de agosto. Os candidatos devem então apresentar o registro de candidatura até 6 de agosto. Os eleitos que tiverem as contas de campanha aprovadas devem ser diplomados até o dia 4 de outubro. A posse dos eleitos é uma atribuição da Câmara Municipal.

 

Deixe um Comentário