Educadores do MEP definem início do ano letivo do Pré-Vestibular Cidadão

0

 VOLTA REDONDA

Educadores do Movimento Pela ética na Política (MEP) deram início, no último final de semana, ao ano letivo do Pré-Vestibular Cidadão com encontro virtual. A Conselheira do Movimento, Amanda Mattos, que foi aluna do MEP em 2017, apresentou os objetivos do encontro e saudou os participantes. Ela destacou que juntos de forma objetiva irão cumprir a agenda deste ano focada na estruturação e arranjos para que os trabalhos do Pré- Vestibular Cidadão inicie com força total, apesar da pandemia por causa do coronavírus (Covid-19).

A coordenadora da equipe pedagógica do Pré-Vestibular, Nirlene  Tepedino Pirassol, explicou que dá uma boa sensação de ver tanta gente presente e envolvida no processo de educação libertadora. “Sei que o ideal seria estamos juntos presencialmente. Tenho certeza, mesmo desta forma, com esperança, abertos aos outros, na escura e de coração nosso encontro será proveitoso”, declarou a pedagoga ao saudar os professores.

ESCUTA AOS ESTUDANTES

Na linha da valorização do processo ensino aprendizado ‘com’ os alunos, Amanda convidou Bruno da Cruz, ex- aluno em 2020, para apresentar a inédita experiência de escuta feita a partir dos próprios alunos da ‘Escola MEP’. “O ano 2020 foi extremamente estressante e, nós alunos, resolvemos avaliar a relação aluno-professor, mesmo de forma virtual”, disse Bruno ao apresentar alguns pontos das experiências surgidas a partir de uma reunião organizada por ele com os colegas de sala.

Ainda de acordo com o estudante, ele e seus colegas foram marcados pela  motivação, desafios e positividade da escola. “O buscar compreender o outro, desenvolver a empatia, olhar mais nos olhos das pessoas, criar a aproximação de quem está longe, construir pequenas coisas juntos fizeram aguçar nossos sonhos”, destacou Bruno.

Davi Souza e Pedro Paulo Vidal, da equipe de TI no Movimento, apresentaram o sistema de organização do Movimento com seus fluxos integrados nos diferentes programas que o integram. “A apresentação do formato estrutural do MEP e suas dinâmicas vai ajudar na compreensão e maior integração nos trabalhos”, disse Pedro ao encerrar a apresentação do organograma funcional do MEP. Na sequência, foi mostrado o novo sistema de manutenção financeira do Movimento. Os professores reagiram positivamente elogiando o trabalho da equipe. “Estamos juntos com Amanda atualizando o estatuto e brevemente apresentaremos para aprovação”, completou Davi.

AULAS REMOTAS E INSCRIÇÕES PARA O PRÉ-VESTIBULAR

Os professores, após algumas considerações sobre e cenário político-pandêmico e os seus efeitos catastróficos sobre o povo, ouviram da professora Marcele Lopes os indicadores elencados pela equipe pedagógica em relação ao ano letivo 2021. “A equipe pedagógica destacou alguns indicadores para o início das inscrições, semana de acolhida e sensibilização dos alunos do Pré-Vestibular Cidadão”, declarou, lembrando que as inscrições iniciam no próximo dia 22, modo online, com a contribuição de R$15 para inscrições e R$10 mês para os custos operacionais.

A semana de sensibilização, junto com as aulas, terá início no dia 8 de março. Segundo o coordenador temático de exatas, Paulo Ricardo, a recomendação é de que os coordenadores temáticos montem o quadro de horário de forma multidisciplinar. Lembrou também que a equipe de TI organizará o sistema de inscrições para 120 alunos e o  treinamento para aulas via plataforma.

Os conselheiros trataram também de outros assuntos, como as demandas do MEP e o convite aos professores para estarem atentos e opinarem sobre os diferentes temas, entre eles a questão da Fundação educacional de Volta Redonda (Fevre), vacina para os professores, pesquisa socioambiental do MEP, seminário ecológico em março, processo de indicação da Mulher Destaque do MEP-2020, e mais.

 

error: Conteúdo protegido !