Djalma Augusto dos Santos Mello lança dois livros com tarde de autógrafos no Shopping Park Sul

0

VOLTA REDONDA

Um olhar diferenciado para momentos da História com uma forma clara e que estimula a pesquisa, destacando, entre muitos pontos, a figura de Machado de Assis e a imprensa do Vale do Paraíba. Assim são, respectivamente, os contextos de ‘Oitocentos no plural – História e literatura nos tempos Machadianos (1838 – 1889)’ e ‘História da imprensa – Cotidiano, poder e circulação de ideias no Vale do Paraíba’, livros escritos pelo professor e historiador Djalma Augusto dos Santos Mello, popularmente conhecido como Guto Mello, que estará em uma tarde de autógrafos nesta sexta-feira, dia 14, às 17 horas, na Livraria Nobel do Shopping Park Sul. O evento será realizado seguindo os protocolos de saúde, respeitando o distanciamento social e medidas de prevenção e combate a Covid-19.

‘Oitocentos no plural’, publicada pela RH Soluções Artísticas, aponta questões do comportamento da sociedade carioca em um Brasil ocorrido a cerca de dois séculos passados através de movimentos literários, o hábito e consumo por obras que marcaram aquela época e a influência de um extremo ao outro, passando por envolvimentos políticos, manifestações artísticas, o acesso à literatura em um período escravocrata, as transformações da sociedade, a desigualdade social e a presença da mulher em um período que, ao mesmo tempo demonstra uma distância da contemporaneidade quanto uma aproximação de comportamentos ainda vigentes no século vinte e um.

De acordo com o autor, a motivação dos livros está fortemente ligada à sua infância e juventude. “Apesar de eu nunca ter vivido no Rio de Janeiro, percorri com a minha mãe o centro da cidade e ficava contemplando os casarões na Rua do Ouvidor, a Rua Gonçalves Dias onde se encontra a Confeitaria Colombo e a antiga Avenida Central (Avenida Rio Branco) diante dos monumentais conjuntos arquitetônicos do Theatro Municipal, o Museu de Belas Artes e a Biblioteca Nacional”, declara Djalma Augusto, também conhecido pela classe artística, literária e de historiadores como Guto Mello.

Membro da Academia Volta-redondense de Letras, Djalma ocupa a cadeira 27 da instituição cultural e se declara as fontes de pesquisa para o livro: “Essa pesquisa durou cerca de quatro anos, com intensa pesquisa na Biblioteca Nacional e na Biblioteca da Academia Brasileira de Letras, além das fontes secundárias para a pesquisa.”, comenta.

Já o livro ‘História da imprensa’, publicado pela Interagir Editora, é uma obra que reúne diversos autores que se dedicaram à pesquisa sobre a comunicação no Vale do Paraíba. Dentre os oito autores participantes da obra, está Djalma.

SOBRE O AUTOR

Djalma Augusto dos Santos Mello é graduado em ‘Turismo’ e ‘Ciências Sociais’, tornando-se especialista em ‘História do Brasil’ e ‘Relações Internacionais’. Ministrou minicurso em História da Arte, membro do Grebal – Grêmio Barra-Mansense de Letras, foi Vice-presidente do Conselho de Cultura de Volta Redonda (2018-2020), membro fundador do Conselho Médio Paraíba de Cultura e integrante no mesmo período da Comissão de Patrimônio Histórico de Volta Redonda.

 

 

error: Conteúdo protegido !