RESENDE
O prefeito Diogo Balieiro Diniz inaugura nesta quinta-feira, dia 18, as obras de reforma do prédio histórico onde funciona o Espaço Z, que é palco para diversos eventos culturais e atividades sociais no município. Localizado na Esquina da Avenida Gustavo Jardim com a Pintor Nunes de Paula, o Espaço Z, no Centro da cidade, passou por obras de reforma e revitalização do programa Revitaliza Resende. A inauguração acontece às 11 horas. A entrada é aberta a população.
Segundo a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos, os trabalhos no local trouxeram como benefício a troca do porcelanato, pintura de todo o espaço, troca de carpete, instalação de forro acústico, manutenção e troca das portas do banheiro, além de decoração com paisagismo na entrada do Espaço Z. “Antes da intervenção o Espaço Z possuía problemas estruturais, como goteiras. As demandas foram devidamente corrigidas durante a obra. Até os estofados das cadeiras, que ainda estão novos, passaram por uma higienização completa antes da recolocação no auditório”, informou o secretário de Obras, Thomas Elson Landim.
O prefeito Diogo disse que as melhorias nas estruturas do Espaço Z, vão proporcionar mais segurança e conforto para a população. “São mudanças que melhoram muito a estrutura de um espaço que é utilizado pela cultura e lazer da população, além de ser um local muito útil em diversas situações. Quando houve uma onda intensa de frio, por exemplo, o Espaço Z foi útil para receber pessoas em situação de rua e doações. É um espaço que recebe reuniões importantes e que tem um peso histórico para a cidade. Com certeza está sendo bem cuidado e seguindo a tendência da gestão municipal de ser aprimorado”, disse o chefe do Executivo.
PRÉDIO DO SÉCULO XX
O prédio do Espaço Z foi construído no início do século XX para funcionar como Terminal Rodoviário, mas não funcionou como tal. Já tendo sido espaço para fábrica de aviamentos (Passamanaria), Mercado de Tropeiros e Cooperativas de Produtores Rurais. O galpão é de estrutura metálica, assim como a estrutura do telhado. Somente na fachada frontal mantém seu aspecto original. Atualmente, é palco de diferentes atividades culturais municipais e faz parte do acervo histórico da Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda.