Casos suspeitos de Covid-19 em Barra Mansa caem para nove; prefeito divulga decisões para conter vírus

0

BARRA MANSA

Nesta manhã, dia 20 o prefeito de Barra Mansa, Rodrigo Drable, atualizou a situação do coronavírus na cidade. De acordo com ele, o número de casos suspeitos do Covid-19, que caiu para nove.  Até ontem, havia 19 casos sendo analisados na cidade. Drable ainda explicou as medidas que estão sendo tomadas para impedir que o vírus circule no município.

Uma das decisões é a visita de agentes da saúde às residências, onde serão identificadas pessoas com sintomas de gripe, e, caso necessário, toda família será submetida a isolamento domiciliar por 14 dias. Outra decisão divulgada pelo prefeito é a proibição de grupos de até quatro pessoas nos espaços públicos da cidade.

Já os atendimentos públicos da prefeitura estarão suspensos a partir de segunda-feira, dia 23, e com isso, todos os prazos administrativos também, sendo mantidos apenas os serviços essenciais. Outras decisões na área de saúde, tributos, comércio e transporte municipal, também foram divulgados.

NA ÁREA DA SAÚDE

A farmácia municipal funcionará de 7 às 13 horas; os idosos não deverão buscar os medicamentos, mas terão que ter um representante, com menos de 60 anos, munindo de RG, cartão do SUS e receita médica do idoso. Os idosos cadastrados, que informarão não ter familiares, receberão o medicamento em domicilio. “Não adianta ir às farmácias, pois não serão atendidos”, disse o prefeito.

Os pacientes com Doença Sexualmente Transmissível (DST), por se enquadrarem no grupo de risco, terão o medicamento prolongado para 60 dias, a fim de evitar a ida desse público as unidade de saúde.

As consultas do Centro de Especialidades Médicas (CEM) estão suspensas. Será mantido apenas o setor de curativos e atendimento angiologista; no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) estão suspensos os grupos, reuniões, equipes e visitas domiciliares. Apenas haverá plantão aos pacientes que precisam de medicação injetáveis e para aqueles que estão em crise; o Hospital da Mulher está com visitas suspensas; a Saúde Oral atenderá apenas emergências; e o Centro do Idoso está fechado.

Unidades Básicas de Saúde (UBS), Sirenes e Posto de Saúde da Família (PSF) funcionarão normalmente e a intenção é estender o horário de funcionamento; a visita dos agentes de saúde será mantida, por determinação do Ministério da Saúde, onde eles realizarão a identificação de quem está gripado na residência, e, caso alguém esteja com o sintoma, todos da família serão identificados e ficarão em isolamento por 14 dias.

TRANSPORTE

Apenas os ônibus da região Sul Fluminense estão autorizados a entrar na cidade. Os ônibus municipais funcionarão normalmente apenas nos seguintes horários: 5 às 8 horas, 12 às 13horas e 17h30min às 19h30min – Os demais horários serão suprimidos ou reduzidos.

ORDEM PÚBLICA

Fica proibida a concentração de mais de quatro pessoas, em qualquer área pública, sejam elas praças, campos de futebol ou área de lazer; as fiscalizações de ambulantes não cadastrados serão mais rigorosas; atendimentos públicos da prefeitura estarão suspensos a partir de segunda-feira, dia 23, e com isso, todos os prazos administrativos também. Serão mantidos os serviços essenciais como, por exemplo, coleta de lixo, produção de água, serviço de saúde e manutenção de urgência na cidade.

TRIBUTOS

Está suspensa a emissão do carne de IPTU, sendo o serviço apenas após o surto ser controlado; a cobrança do ISS do mês de março que vence em abril, será prorrogado para outubro, o mês de abril que vence em maio, será para novembro e o de maio que vence em junho, será para dezembro.

O fornecimento de água está garantido e as pessoas enquadradas na tarifa social estão isentas do pagamento. Os demais terão a prorrogação do vencimento das contas por 30 dias, se necessário o vencimento será revisado e prorrogado novamente.

COMÉRCIO
Para diminuir o fluxo de pessoas, o comércio de Barra Mansa terá o horário de funcionamento reduzido. De segunda à sexta-feira, o horário das lojas será de 12 às 18 horas, e aos sábados de 8 às 13 horas.

Deixe uma resposta

error: Conteúdo protegido !