>

Dia de Santo Antônio é celebrado com missas, procissão e distribuição de pães em Barra Mansa e Volta Redonda

Por Carol Macedo

BARRA MANSA  E VOLTA REDONDA

A manhã desta quinta-feira, dia 13 de junho, foi marcada pela presença de centenas de fiéis na igreja Matriz de Santo Antônio, no bairro Saudade, em Barra Mansa. Há 97 anos a comunidade promove festividades religiosas e sociais em homenagem ao padroeiro, conhecido como o protetor dos casais e dos mais necessitados. Em Volta Redonda, onde foi feriado pelo dia do padroeiro da cidade, mais de três mil pessoas participaram das atividades religiosas e festivas realizadas na Comunidade Santo Antônio, no bairro Niterói, durante todo o dia.

Nas duas cidades, as missas solenes em homenagem ao Santo foram presididas pelo bispo Diocesano, Dom Luiz Henrique, da Diocese de Barra do Piraí – Volta Redonda. A primeira delas foi às 10 horas, em Barra Mansa,

Muitos casais, idosos e crianças acompanharam a celebração, que foi seguida da tradicional distribuição dos “pães de Santo Antônio”.

“Santo Antônio tem a ver com tudo do que pessoas precisam para viver com dignidade e benção e a distribuição dos pães estão ligadas a solidariedade, a  questão de superar a fome que existe no Brasil  e em todo mundo, inspirado na vida dele, de se preocupar com todo mundo e, principalmente, com os mais necessitados”  disse o bispo ao A VOZ DA CIDADE.

Pároco da Matriz de Santo Antônio, o padre Deive Santana de Oliveira destacou que as comemorações de Santo Antônio somaram um total de 13 missas, com a participação de pessoas de todas as comunidades de Barra Mansa. “Fizemos uma trezena, com missas todos os dias, e foi muito bonito ver o fluxo de pessoas participando”, observou o padre, ao explicar sobre a distribuição dos pães. Ele lembrou que é tradição as pessoas pedirem benções na distribuição dos pães, pois ela remete a grande preocupação que ele teve com os pobres. “Mesmo morando em um convento, ele saía pelas ruas para distribuir pães para os famintos que viviam na região. A distribuição dos pães representa a prática da caridade”, completou.

Moradora do bairro Bocaininha, a aposentada Maria José da Silva Dias, de 83 anos, estava acompanhada da filha, na missa presidida pelo bispo. Conforme disse, há há 50 anos ela acompanha as festividades de Santo Antônio e, principalmente, a benção dos pães. “Eu sou muito devota e já alcei muitas graças com a intercessão de Santo Antônio. Todos os anos levo meu saquinho de pães e peço para que nunca falta nada na minha casa nem dos meus filhos e netos”, enfatizou.

Foto: Iam Martins

Foto: Iam Martins

 

 

 

 

 

MILHARES DE FIÉIS EM VOLTA REDONDA

Mais de três mil pessoas participaram das atividades religiosas e festivas realizadas, na Comunidade Santo Antônio, no bairro Niterói, durante toda quinta-feira, dia 13, Dia do Padroeiro da cidade. Aprogramação incluiu missas solenes, com bênção e distribuição de pães, além de festividades e diversão, como show de prêmios, barracas de doces e pizza frita.

A exemplo dos anos anteriores, a primeira missa de Santo Antônio, com distribuição de pães, por padres de diáconos, aconteceu pela manhã. A segunda celebração iniciou às 12 horas, com o padre Daniel. O padre declarou que a bênção e distribuição dos pães é uma tradição de anos e ensina o valor da partilha, união e respeito para com o próximo.

No início da noite, foi realizada procissão pelas ruas do bairro, seguida de missa com o bispo Diocesano, Dom Luiz Henrique. Após as celebrações, os devotos também tiveram a oportunidade de receber os “pães de Santo Antônio”, que foram abençoados durante a Santa Missa.

Missa em Volta Redonda – Foto: Tania Cruz

Juntos há 13 anos, casal oficializa matrimônio no Dia de Santo Antônio

Foto: Iam Martins

Seis casamentos foram realizados na manhã desta quinta-feira, dia 13, no Cartório Souza Reis, em Barra Mansa, e um deles foi do casal Gabriela da Silva Ferreira, de 36 anos e Rodrigo de Oliveira Resende, de 34 anos, moradores do bairro Vila Maria. Juntos há 13 anos, eles decidiram oficializar a união contam que ficaram felizes quando souberam da data. “Nós viemos marcar o casamento no dia 1º de abril, que é o Dia da Mentira, e quando nos disseram que seria no dia 13 de junho, e vimos que era o dia de Santo Antônio, ficamos muito felizes. No dia do santo casamenteiro, não tem como dar errado. Por sermos católicos e frequentarmos uma comunidade, ficamos muito felizes”, disse Gabriela, ao ressaltar que a cerimônia religiosa deve acontecer até o fim do ano.

Centralizar Anúncio

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos