DER inicia a conservação e recuperação da estada Capelinha-Mauá

0

RESENDE

O Departamento de Estrada e Rodagem do Estado do Rio de Janeiro (DER-RJ) iniciou nesta semana as ações de conservação na RJ-163, região turística no trecho conhecido como Capelinha-Mauá. Com 15,8 quilômetros de extensão, o perímetro está recebendo serviços de corte de vegetação alta (roçada), recuperação emergencial de pavimento e limpeza de sistemas de drenagem.

A licitação para as obras de contenção e drenagem nos dois pontos mais críticos da via, os KMs 15,9 e 19,5 será no próximo dia 6 de agosto. A RJ-163 é uma importante Estrada-Parque do estado do Rio, construída de acordo com rigorosos padrões ecológicos. A via liga a Rodovia Presidente Dutra, em Itatiaia (Penedo), ao distrito de Visconde de Mauá, na cidade de Resende.

Segundo o DER, as ações de manutenção possibilitarão mais segurança, melhor mobilidade urbana e condições mais adequadas para turistas que procuram a região. “Nossas equipes de trabalho estão na rodovia para a realização de intervenções nos trechos com maiores problemas de conservação. É uma excelente notícia para os moradores e turistas, já que, em decorrência de um temporal, vários deslizamentos criaram buracos enormes na estrada, afetando o turismo e a mobilidade urbana na região”, diz o presidente do DER-RJ, Uruan Cintra de Andrade.

NOVOS UNIFORMES E PLACAS

O novo pacote de obras do DER-RJ, iniciado em junho, está sendo implantado com uma novidade importante para garantir a segurança das equipes de trabalho nas estradas estaduais. Pela primeira vez na história do órgão, está sendo feita a padronização de todas as placas de obras e conservação e de todos os uniformes utilizados pelos trabalhadores, durante as intervenções diárias.

Para os uniformes, foram escolhidas camisa laranja e calça verde, ambas com faixas refletivas verde-limão, para chamar a atenção dos motoristas que trafegam pelas vias.