Deputado se reúne com diretor de ANP para entender melhor sobre políticas de preços aplicadas aos combustíveis

0

SUL FLUMINENSE

O deputado federal Delegado Antonio Furtado (PSL) quer entender melhor as políticas de preços aplicadas aos combustíveis no país. Para isso, esteve em reunião com o diretor da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), Décio Oddone. Durante o encontro foi apontado que um dos principais vilões na alta dos preços é o Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).  “Vários critérios elevam os preços do combustível. Essa equação não é fácil e um dos motivos que observamos é o ICMS. O Rio de Janeiro tem um ICMS alto, mas vamos buscar fazer um trabalho que faça esse preço reduzir”, declarou o deputado.

A ANP apresentou ainda ações que podem ajudar o consumidor a ter mais escolha na hora de abastecer os veículos. Uma delas é um aplicativo com valores reais praticados em todos os postos e que possibilita a avaliação dos consumidores.

Outro ponto debatido no encontro foi o gás de cozinha. Foi informado ao deputado que uma análise sobre as ações possíveis para que a população tenha mais facilidade de acesso e preços mais justos será apresentada na semana que vem.  “Vamos começar estudos para um Projeto de Lei que vai beneficiar quem utiliza o botijão de gás e acaba pagando um preço desproporcional”, contou Antonio Furtado.