Concerto Pop Rock com a Camerata de Cordas

0

A Camerata de Cordas do Projeto Música nas Escolas apresenta amanhã, dia 31, às 20 horas, no Instituto Cultural Municipal (antigo Clube Municipal), o Concerto Pop Rock. Na apresentação os músicos tocarão grandes sucessos de grupos como Queen, Abba, Beatles, Guns n´Roses, Bee Gees, entre muitos outros e promete animar a noite.

Segundo o regente da camerata, Elizeu Moreira, a ideia de fazer um concerto com músicas do pop rock surgiu de membros do próprio grupo, que é composto, em sua maioria, por jovens, com idade entre 12 e 22 anos. A intenção é apresentar um trabalho diferente do que o público está acostumado a acompanhar com as cameratas. “Queríamos diversificar nosso repertório, que é basicamente formado por música erudita. Por conta disso, o público, quando vê os instrumentos de cordas, já associa a camerata somente à música clássica”, explicou o regente, revelando que a escolha do repertório também contou com as sugestões dos jovens músicos, que escolheram as consideradas “clássicos” do pop rock. “São músicas que ultrapassam o tempo. Hoje, temos muita música chamada ‘comercial’, fazem sucesso por pouco tempo. Vamos adaptar esses sucessos para a versão para camerata e, mesmo para quem conhece as músicas, será certamente uma surpresa, com arranjos e instrumentos diferentes do que estão acostumados a ouvir”, adiantou  o Moreira.

Para o presidente da Associação da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa, que também agrega o Projeto Música nas Escolas, Alexandre Martins, o repertório mais popular incentiva o público a conhecer e se interessar pelo universo da música clássica. “Embora o repertório pop rock seja mais popular, os instrumentos da camerata são mais utilizados na música clássica, mas um concerto como esse é uma oportunidade de despertar no público o interesse por outros tipos de música, como a erudita. Tenho certeza que será uma bela apresentação”, afirmou o presidente.

A CAMERATA

É um grupo orquestral formado por um número menor de músicos e que, ao contrário da orquestra sinfônica, não costuma ter todos os tipos de instrumentos – os de corda, sopro e percussão. O mais comum é que elas tenham apenas um deles. No caso dessa apresentação, será uma Camerata de Cordas, composta por violino, viola, violoncelo e contrabaixo. Elas normalmente executam a chamada “música de câmara”, ou seja, música erudita para pequenos espaços. No entanto, ainda que se dediquem à música erudita, a execução da música pop também se encaixa perfeitamente nessa formação.

error: Conteúdo protegido !