Comunidade cristã mantém a tradição dos tapetes florais na região

0

SUL FLUMINENSE

A comunidade cristã retomou hoje mais uma tradição religiosa durante o feriado de Corpus Christi: os tapetes florais.  Todos os anos, pelo menos uma semana antes da Solenidade de Corpus Christi, jovens do setor São Benedito, em Barra do Piraí, se reúnem para preparar o material que será utilizado na produção dos tapetes para a procissão da solene celebração. Durante todo o dia, a prática se repete em várias paróquias das quatro regiões pastorais da diocese – Barra do Piraí, Barra Mansa, Resende e Volta Redonda. O evento também acontece em paróquias de Porto Real, Itatiaia e Angra dos Reis.

A celebração de Corpus Christi consta de uma missa, procissão e adoração ao Santíssimo Sacramento, a Eucaristia, centro e o ponto culminante da vida da Igreja Católica, que foi instituída por Jesus na Última Ceia, na Quinta-feira Santa. A data é celebrada na primeira quinta-feira livre depois do tempo pascal.

O padre Luiz Cláudio Moreira, coordenador da Região Pastoral de Barra do Piraí, explica sobre a tradição dos tapetes. “Assim como em qualquer recepção de alguém importante, a ideia é que o ministro que traz o ostensório passe por cima desses tapetes para colocar em revelo essa centralidade do mistério da eucaristia. Quando a gente quer destacar alguma coisa, a gente coloca um tapete embaixo. Quando os noivos vão entrar ou nas formaturas, por exemplo. Então a ideia é dar dignidade, dar destaque àquilo que se quer. Dentro da liturgia é estender o tapete para que o nosso Rei possa passar”, esclareceu padre.

Confeccionados nas imediações de instituições religiosas utilizando material reciclado e restos de serragem, folhagem, casca de ovo, pó de café dentre outros produtos, os tapetes servem de cortejo para a procissão de celebração do corpo de Jesus Cristo – ápice do feriado religioso.

RESENDE

Em Resende diversas comunidades coordenam a montagem dos seus tapetes, aguardando a procissão que ocorre sempre após a Missa de Corpus Christi, entre as mais pontuais constam as comunidades do Paraíso, Cidade Alegria, Vila Julieta/Vila Santa Cecília, Campos Elíseos, Centro e Vargem Grande.

A equipe do A VOZ DA CIDADE percorreu a cidade e constatou equipes empenhadas na montagem dos tapetes em duas comunidades, a do Paraíso e do Centro. No Paraíso os tapetes florais são confeccionados pelos voluntários diante da porta principal da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, na calçada da Praça Odilon Motinha, situada na Avenida Nossa Senhora de Fátima.

A missa será celebrada às 17 horas, seguida da procissão pelo entorno da igreja e o cortejo passando pelos tapetes. Jovens, crianças e adultos dedicaram o período da manhã para a montagem dos tapetes. Com cores e formas distintas, os tapetes expressam a fé dos fiéis preenchendo imagens alusivas ao catolicismo como a pomba branca, símbolo da paz e também do Divino Espírito Santo. “Eu participo sempre que posso, acho bonito fazer os desenhos e também expresso a minha fé”, disse a jovem Talita Mendonça, envolvida no serviço que reunia cerca de 20 pessoas.

No Centro, a comunidade católica da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, a Igreja Matriz, montaram os tapetes florais no entorno da igreja e também na Praça Oliveira Botelho. No local, cerca de 30 pessoas entre integrantes de entidades comunitárias, instituições e moradores elaboraram um tapete de aproximadamente 40 metros, utilizando material reciclado.

O DIVINO Espírito Santo foi lembrado nas imagens dos tapetes florais de Corpus Christi – Idelfonso Pinheiro

O serviço teve a animação de músicos sertanejos, embalando os voluntários coordenados pelo historiador Claudionor Rosa. “O tapete floral é uma tradição religiosa e cultural, centenária, mantida pela comunidade católica. São produtos que iriam para o lixo e reunimos para montar as imagens nos tapetes, que servem para a procissão de Corpus Christi”, disse.

A estudante Naiara Dias, levou material para a confecção dos tapetes, lembrando que todas as imagens estarão prontas no período da tarde. “É o início do preenchimento das imagens, eu trouxe papel e pó de café utilizado. Acho importante esta tradição de fé ser mantida anualmente”, disse. Na Paróquia de Nossa Senhora da Conceição a missa será realizada às 17 horas, seguida da procissão.

BARRA MANSA E VOLTA REDONDA

Em Barra Mansa, o clima pela manhã era de muita alegria durante a composição dos tapetes na frente da Igreja Matriz de São Sebastião. Segundo a coordenadora da Iniciação da Vida Cristã (IVC), Joana Matti, os tapetes foram confeccionados por 30 comunidades de Barra Mansa, criados por adultos e crianças. “Foram lindas peças criadas ao longo da semana com muita criatividade, acompanhada pela eucaristia. No total foram 50 tapetes”, contou. “Hoje, estamos com cerca de 60 jovens trabalhando na confecção dos mesmos aqui na praça, que este ano devido a recente reforma possibilitará montar mais dentro da estrutura e os demais na rua lateral à igreja, que foi fechada para o evento”, explicou a coordenadora, agradecendo as catequistas da paróquia que possibilitaram a realização do trabalho em conjunto e também ao padre Milan, da paróquia da Igreja Matriz de São Sebastião.

Pela manhã cerca de 50 jovens se reuniram na Igreja da Matriz, em Barra Mansa – Mônica Vieira

Entre os jovens que participaram da ação estava a estudante Amanda Cândido Custódio, de 21 anos. Moradora do bairro Nova Esperança, ela explicou que participou pela segunda vez da confecção dos tapetes e que faz parte da coordenação paroquial da Pastoral da Juventude há quatro anos. “No ano passado o padre Milan nos chamou e pediu que fizéssemos um tapete. Foi muito elogiado (o tapete) e todo muito gostou muito e esse ano, ele pediu mais uma vez e pediu que fizéssemos dois”, comentou.

Questionada da participação do jovem no evento, ela conta que em pleno feriado estar na praça para uma ação entre amigos, louvando a Deus, é uma prova de amor e respeito. “Somos amigos de fé”, explicou.

A confecção terminou por volta do meio dia. Às 14 horas, começou uma missa solene e em seguida acontecerá uma procissão saindo da Igreja da Matriz, passando pelo Verbo Divino até a Cotiara e retornando a igreja pelas avenidas Domingos Mariano e Joaquim Leite.

Na ‘Cidade do Aço’, o dia também contou com confecções de tapetes nas paróquias da cidade e às 16 horas, na Igreja Nossa Senhora da Conceição, no bairro Conforto, haverá missa solene (logo após, procissão seguindo para a Igreja de Santa Cecília, onde foi à bênção do Santíssimo).

A jovem Mariana Palmeira explicou que a tradição de confecção de tapetes recebeu novo estímulo na cidade após a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) de 2013. “Para nós é uma grande alegria continuar com a tradição, visto que ela foi esquecida por muito tempo na nossa cidade. Em 2013, próximo a JMJ Rio, nosso grupo de jovens (Agita Jovem) pensou em retomar essa tradição. Começamos sozinhos, na porta da igreja. Hoje nós já fechamos a rua lateral, com a ajuda das mais diversas pastorais e grupos do nosso setor. É muito bonito ver toda a comunidade e até pessoas de fora se unindo pra fazer o seu melhor e pra viver momentos de fraternidade”, disse Mariana.

ANGRA DOS REIS

A Paróquia Nossa Senhora da Conceição também realizou hoje um dia inteiro com ações para lembrar essa importante data para o catolicismo. Duas missas foram celebradas, uma na Igreja Matriz e outra na Igreja do Carmo, além da tradicional confecção de tapetes de rua e procissão. O evento foi apoiado pela prefeitura, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Secretaria de Cultura e Patrimônio Histórico).

A programação para o dia de Corpus Christi é a seguinte: às 7h30min aconteceu a missa na Igreja Matriz; às 8 horas os tapetes de rua começaram a ser confeccionados e às 16 horas terá início a procissão, com saída da comunidade da Caixa D’água. Logo após a procissão uma nova missa será celebrada, dessa vez na Igreja do Carmo.

Os tapetes florais foram confeccionados para a procissão realizada depois da missa das 16 horas – Redes Sociais

ITATIAIA

Em Itatiaia a comunidade da Paróquia de São José, situada no Centro, enfeitaram as ruas no entorno da Praça Mariana da Rocha Leão. Durante toda a manhã dezenas de voluntários utilizaram serragem, cal, madeira e outros materiais para elaborar os desenhos alusivos ao Santíssimo. A missa na comunidade será às 16 horas, seguida da procissão, prevista para 17h15min, com toda a comunidade católica do município.

Deixe um Comentário