Comércio enfatiza a temática de Natal para fomentar as vendas

0

SUL FLUMINENSE

O setor varejista está engajado nas vendas para o Natal com vitrines e campanhas ativas atraindo os consumidores. Pelos centros comerciais das cidades é possível verificar fachadas decoradas com a temática da maior festa de confraternização do calendário anual.

A expectativa é de elevar as vendas superando o volume de negócios perante o mesmo período em 2018. Apesar de a economia nacional ainda possibilitar inúmeros inadimplentes e clientes negativados há comerciantes otimistas. A categoria aposta no ‘reforço’ extra daqueles que receberão benefícios como o décimo terceiro salário, PIS e até o saque-imediato do FGTS. “Acredito que mesmo endividado ou com pouco recurso o Natal mexe com a vontade de comprar e presentear. A pessoa compra nem que seja algo para si e assim já ajuda a ampliar as vendas. Espero que a partir dessa reta de entrada em dezembro com mais dinheiro extra os trabalhadores possam comprar. Projeto ampliar as vendas em de 5% a 10%”, comenta o comerciante Sandro Ribeiro, que atua no ramo de roupas e calçados. “Geralmente, as mulheres compram mais e também levam presentes para familiares. As roupas seguem com maior procura, principalmente a feminina. As calças jeans e os vestidos são os mais vendidos, com preços variando de R$ 49,90 a R$ 120”, comenta.

As lojas de Resende exploram a figura do “bom velhinho” em vários formatos, tamanhos e cores – Foto: Idelfonso Pinheiro

Nas lojas de produtos populares a decoração de Natal encanta e também chega até a confundir alguns consumidores, diante de tantas luzes e cores. “Eu gosto dessa época de Natal e confesso que sinto motivação em comprar sim. Entrei numa loja que tinha de tudo: luzinhas, árvores, Papai Noel, renas, guirlandas, bonecos de neve e tantas outras coisas que fiquei encantada! São muitas novidades e comprei coisas pra decorar a casa e minha árvore. Sobre os presentes, pretendo ver somente em dezembro, até lá espero que os preços baixem”, comenta a dona de casa Izalina da Cunha, que percorreu ruas do comércio de Resende.

Em Barra Mansa o comércio está pronto para o Natal com lojas enfeitadas e claro, explorando a venda de artigos para decoração e presentes. São inúmeras variedades de árvores de Natal, luminárias e arranjos. “Os clientes gostam de ver as novidades, as árvores de natal com galhos iluminados com LED, as luminárias coloridas, as que tocam música, enfim. Tem um pouco de tudo. Nesse momento focamos nos enfeites e mais para dezembro traremos reforço de brinquedos, bolsas femininas e outros acessórios. São os produtos mais vendidos”, comenta o vendedor Pedro Augusto.

Os enfeites e adereços para o Natal são destaques nas lojas de Barra Mansa – Foto: Fábio Guimas

O Natal em Barra Mansa tem a campanha ‘Estrelas do Natal’, criada pela Câmara de Dirigentes Lojista e nesta sexta-feira terá a inauguração da árvore de Natal da campanha, na Praça da Matriz, no Centro. Uma ação social incentivando a população a ‘adotar’ uma criança e comprar seu presente. “Acreditamos que uma ação social, além de fortalecer a solidariedade e enaltecer tudo de bom que representa, irá estimular vendas diretas no comércio da cidade. Sem nenhum custo adicional ao lojista, com número muito maior de beneficiados, esperamos que a solidariedade de nossa população movimente o Natal da cidade”, explica Xisto Vieira Neto, presidente da CDL Barra Mansa.

Deixe uma resposta

error: Conteúdo protegido !