Com o afastamento de vereadores, Câmara de Porto Real fará amanhã nova eleição da Mesa Diretora

0

PORTO REAL

Nesta quarta-feira, às 10 horas, está marcada a eleição da nova Mesa Diretora da Câmara de Porto Real. Há mais de um ano, estavam na mesa apenas Renan Márcio e Ronário de Souza, vereadores afastados pela Justiça por 90 dias. Isso porque os demais eleitos, outros três vereadores, deixaram os cargos antes mesmo da posse da mesa. Já há uma chapa única inscrita que tem Carlinhos Tchaia como presidente.

Faziam parte da antiga Mesa Diretora Elias Vargas, que era 1º vice-presidente, Tchaia que era 2º vice-presidente, e Juan Pablo, 1º secretário. O motivo foi desentendimento de ideias. Renan e Ronário se mantiveram como Mesa Diretora por uma liminar judicial que durou mais de um ano.

A juíza Priscila Dickie, da Vara Única da Comarca de Porto Real e Quatis, no último dia 11, acatou o pedido feito pela 1ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva do Núcleo de Resende, por meio de uma Ação Civil Pública, por Ato de Improbidade Administrativa movida pelo Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, contra os dois vereadores, por suposto esquema de vantagens indevidas, a chamada ‘rachadinha’.

Segundo denúncia, os vereadores implantaram e participaram de suposto esquema voltado à obtenção de vantagens indevidas, valendo-se de seus cargos públicos para esta finalidade, com uma mulher nomeada em 2023 para ocupar cargo comissionado. A denúncia aponta que ela foi nomeada por Renan Márcio, atendendo pedido de Ronário. Com isso, Ronário teria passado a exigir da servidora que lhe entregasse metade de seus vencimentos líquidos, sob a ameaça de ser exonerada em caso de recusa. Depois de um tempo, ela não quis mais repassar e chegou, segundo o Ministério Público, a ser ameaçada pelo então presidente Renan Márcio.

Quando procurado pelo jornal, o vereador Ronário disse ser inocente. Já Renan Márcio não tinha sido encontrado.

CHAPA ÚNICA

Segundo informações obtidas pelo A VOZ DA CIDADE, existe uma chapa única que será apresentada durante a sessão desta quarta-feira. O vereador Carlinhos Tchaia seria presidente, Elias Vargas como 1º vice-presidente, Fábio Maia como 2º vice-presidente, Diego Graciani como 1º secretário e Fernando Beleza como 2º secretário.

SUPLENTES

Após a eleição da Mesa Diretora, o novo presidente deve aguardar posicionamento da Justiça Eleitoral quanto à convocação dos dois suplentes para o período de afastamento de Renan e Ronário. O suplente de Renan seria Andrinho e Léo do Circo seria o de Ronário. Ambos trocaram de partido recentemente.

Deixe um Comentário