Cluster Automotivo realiza I Tech Day Indus Sul Fluminense, em Resende

0

SUL FLUMINENSE

Começa nesta quarta-feira, 24, e segue até quinta-feira, 25, o I Tech Day Indus Sul Fluminense, na Firjan Senai Resende. O evento, promovido pelo Cluster Automotivo, em parceria com a Firjan e o Sebrae Rio, tem como objetivo identificar fornecedores de tecnologia e startups de todo o país para apresentarem soluções a partir das necessidades da indústria de manufatura da região.

O Sul do estado é, atualmente, considerado o segundo maior polo automotivo do Brasil, ficando atrás apenas da região ABC Paulista. O setor emprega mais de 10,2 mil trabalhadores no Sul Fluminense, com faturamento de R$ 6,8 bilhões com o que é produzido pelas montadoras instaladas na região. As indústrias que compõem o Cluster Automotivo Sul Fluminense buscam melhorar a eficiência na cadeia produtiva, estreitando e interligando o mundo virtual com o real.

Dentre as necessidades apontadas pelos industriais do setor automotivo, estão a criação de aplicativos de rastreamento interno e de carga em transporte; geração e controle de consumo de energia, por meio de eficiência energética; realidade aumentada e virtual; meios de movimentação autônomos; inspeção visual automatizada; soluções em ergonomia, e coleta de dados e controles em tempo real.

O evento terá a presença do presidente do Cluster Automotivo, Mauro Barroso, do presidente regional da Federação das Indústrias, Antônio Carlos Vilela, e do diretor do Sebrae Rio, Evandro Peçanha Alves. A reunião mais recente realizada regionalmente ocorreu em setembro, na sede da Volkswagen Caminhões em Ônibus, em Resende. Naquela ocasião, o Cluster Automotivo Sul Fluminense debateu os caminhos da liderança diante do cenário de instabilidade política e econômica. O evento promovido em parceria com a representação regional da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) reuniu aproximadamente 200 profissionais, em fase de desenvolvimento em gestão.

TECH DAY INDUS

No dia 24, após a abertura, às 14h30min, acontece a palestra sobre ‘As vantagens de se produzir no estado do Rio de Janeiro’, com o coordenador tributário da Volkswagen Caminhões e Ônibus, Robson Rodolfo Silveira Santos. Em seguida, às 15 horas, tem a Rodada de Negócios do Sebrae Rio, que vai reunir dez grandes empresas âncoras e micro e pequenas empresas da região com o objetivo de gerar negócios e parcerias entre elas. Às 15h30min, 10 startups do estado do Rio farão um pitch para apresentar suas soluções para as demandas das empresas do setor automotivo do Sul Fluminense. E, às 16 horas, os representantes das indústrias automobilísticas da região participam de uma roda de conversa com os startups.

Na quinta-feira, 25, das 8 horas às 18 horas, haverá a exposição de 35 empresas que atuam com soluções inovadoras para indústria, entre elas, multinacionais líderes no segmento ou empresas que estão diretamente ligadas a centros de pesquisas de excelência. Às 8h30min, acontece a palestra ‘Inovação, Digitalização, Conectividade e Futuro do Transporte Logístico’, com o vice-presidente de serviços digitais da marca Rio, do Grupo Traton, Joélcio de Melo Silveira.

No período da tarde, às 14 horas, será realizado o ‘Painel Indústria 4.0’, com a mediação de Renato Regazi, do Sebrae Rio. Participam do painel o pesquisador de Tecnologia e Inovação da Firjan, David Batista Carvalho, que vai falar sobre ‘Aplicações de realidade estendida na indústria automotiva’, e o gerente de projetos da Nissan, Emerson Luis Pereira, que vai falar sobre o ‘Uso do Teamcenter na manufatura 4.0 para o Gerenciamento do PLM (Product Lifecycle Management)’.

Depois, ocorrerá às 15 horas, a palestra ‘A gente vive para transformar – Estratégia para o desenvolvimento do ecossistema de startups’, será conduzida pelo Gerente Geral de Negócios da Firjan, Carlos Magno Lucas do Nascimento. E, às 16 horas, o tema da palestra será ‘Ergonomia – Liderança e e-Social’, com a ergonomista da Auto Power, Cleiciane de Medeiros.

PROGRAMAÇÃO

Dia 24 

14h | Abertura – com o presidente do Cluster Automotivo, Mauro Barroso, o presidente regional da Firjan, Antônio Carlos Vilela, e o diretor do Sebrae Rio, Evandro Peçanha Alves

14h30min | Palestra: ‘Vantagens de se produzir no Estado do Rio de Janeiro’, com Robson Rodolfo Silveira Santos – Coordenador Tributário da Volkswagen Caminhões e Ônibus

15h | Rodada de Negócios

15h30min | Pitch Startups

16h | Roda de conversa do Cluster Automotivo com as Startups

18h | Encerramento

Dia 25

8h | Abertura – com o presidente do Cluster Automotivo, Mauro Barroso, o presidente regional da Firjan, Antônio Carlos Vilela, e o diretor do Sebrae Rio, Evandro Peçanha Alves

8h30min | Palestra: Inovação, Digitalização, Conectividade e Futuro do Transporte Logístico, com Joélcio de Melo Silveira – vice-presidente de serviços digitais da marca Rio, do Grupo Traton

14h | Painel: Indústria 4.0, com David Batista Carvalho, pesquisador de Tecnologia e Inovação da Firjan

15h | Palestra: A gente vive para transformar – Estratégia para o desenvolvimento do ecossistema de startups, com Carlos Magno Lucas do Nascimento – Gerente Geral de Negócios da Firjan

16h | Palestra: Ergonomia – Liderança e e-Social, com Cleiciane de Medeiros – Ergonomista da Auto Power

18h | Encerramento

Deixe uma resposta

error: Conteúdo protegido !