BARRA MANSA
Foi realizada na manhã desta quinta-feira, dia 19, no Tiro de Guerra (TG), a formatura de incorporação de 40 atiradores para o ano de 2018. Eles ficarão por cerca de nove meses no TG recebendo instrução de tiro, civismo e cidadania. A cerimônia de ingresso também celebrou o Dia do Exército, comemorado no dia 19 de abril.
Participaram do evento, o chefe de instrução do Tiro de Guerra Barra Mansa, o subtenente Carlos Henrique Nunes da Silva; o capitão Joênio Goulart Barbosa, delegado da 15ª Delegacia de Serviço Militar; a vice-prefeita Fátima Lima, representando o prefeito Rodrigo Drable; secretários municipais; vereadores e familiares dos novos atiradores.
“Como nós vimos na ordem do dia, documento assinado pelo general Villas Boas, o Exército Brasileiro surgiu da união dos povos; o negro, o índio e os brancos. Eles se uniram pela primeira vez para combater o invasor externo e desde então, nesses 370 anos, o Exército e as Forças Armadas como um todo têm sido uma das instituições de maior credibilidade no Brasil. Basicamente a nossa história passa pelo momento de (Duque de) Caxias (patrono do Exército Brasileiro), onde tem todas as guerras, e continuamos sendo o único exército no mundo, invicto”, destacou o capitão Joênio, lembrando que Duque de Caxias era conhecido também por ser um bom negociador e ter tido conquistas não só nos conflitos armados.
O subtenente Nunes lembrou a missão do Exército, que segundo ele, é de sempre estar disponível para a sociedade quando ela clamar. “Hoje a gente comemora o Dia do Exército, é uma data histórica e não podemos deixar ela se apagar com o tempo. E o Exército, desde que foi criado até os dias atuais, ele continua tendo ‘seu braço forte e a mão amiga’. A mão amiga é nos momentos que a sociedade civil precisa, em uma enchente, uma catástrofe, que seja; e o braço forte, na operação da garantia da lei e da ordem, o que a gente vê que acontece no Rio de Janeiro hoje”, declarou Nunes.
Sobre a formatura e incorporação dos novos atiradores, o instrutor chefe do TG frisou a necessidade de alguns valores serem resgatados na sociedade, entre eles o patriotismo e civismo. “São 40 jovens que são formados anualmente. O serviço obrigatório aqui no Tiro de Guerra é diferenciado do serviço militar da Academia Militar das Agulhas Negras (Aman). Aqui a gente busca muito mais a inserção do jovem na cidadania e no civismo. Todos os jovens que estão aqui, obrigatoriamente, estão estudando, trabalhando, alguns fazendo faculdade. No meu critério de avaliação e seleção eu busco somente esses jovens que procuram um algo mais para a vida. A formatura nada mais é do que a simbologia, a marca do início deles no Exército”, finalizou.
Junta de Serviço Militar realiza entrega dos certificados de dispensa
A 148ª Junta de Serviço Militar, em Itatiaia, realiza no próximo dia 26 (quinta-feira), às 8h30 a solenidade de entrega dos certificados de dispensa de incorporação e o Juramento à Bandeira do Brasil dos jovens que foram dispensados no serviço militar em 2017.
A cerimônia, aberta ao público, será realizada na sede da Junta Militar, localizada no Terminal Rodoviário Dr. Jorge Jayme (Avenida Wanderbilt Duarte de Barros, nº 80, Centro).
O certificado de dispensa de incorporação é um documento necessário em várias etapas da vida dos jovens, porém mesmo dispensados da incorporação os jovens ficam compromissados perante a pátria. Sem esse certificado o cidadão não pode participar de concursos públicos, provas de vestibular, nem requerer passaporte.
A Junta Militar é responsável pelo serviço de alistamento dos jovens do sexo masculino de 18 anos. Também presta todo tipo de atendimento relativo à obtenção de documentos de natureza militar.