Carnaval de Volta Redonda terá participação do Bloco Construindo Sonhos

0

VOLTA REDONDA
O Carnaval deste ano, em Volta Redonda, contará com a presença do Bloco “Construindo Sonhos”. As pessoas poderão se divertir com atrações especiais, além de conhecer mais sobre a Saúde Mental e seus serviços. A estréia do bloco vai acontecer no próximo dia 7, das 9 até às 12 horas, em frente ao Centro de Atenção Psicossocial (Caps) e Usina de Sonhos, pioneiro da saúde mental do município, localizado na Rua General Miguel Costa, 31, no bairro Vila Mury.
A psicóloga coordenadora da unidade, Nathalia Santos, explicou que a ideia da criação do bloco surgiu a partir das oficinas terapêuticas que existem no Caps, onde os usuários expressam suas habilidades e talentos. Lembrou ainda que, o objetivo é levar para a rua as vivências de dentro dos Caps, exercendo na prática a socialização e a igualdade.
Nathalia Santos explicou ainda que, os usuários da Saúde Mental lidam diariamente com preconceitos, limitações e vários nãos e esse é o espaço criado e pensado para eles. “É uma prova para a sociedade e para os próprios usuários de que somos todos iguais e livres para ocuparmos os espaços que quisermos”, explicou a coordenadora, lembrando que o Bloco Construindo Sonhos é uma iniciativa para reafirmar o cuidado em liberdade e a inserção social.
APOIO
O evento contará com o apoio das secretarias de Cultura e Ação Social de Volta Redonda, além de todos os órgãos competentes do município para a apresentação do bloco carnavalesco, que contará ainda com a apresentação da musicista Clarete Batuqueira, o DJ Pedro Oliveira, do grupo de Samba Toque de Dandara, do projeto Meninos do Batuque, da animação da passista Samara Adalberto e também dos usuários do Caps.
É importante ressaltar que, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 10% da população mundial sofre com transtornos mentais, o que corresponderia, cerca de 720 milhões de pessoas. Ainda de acordo com a OMS, os Caps atendem pessoas que apresentam transtornos mentais graves e persistentes, incluindo aqueles relacionados ao uso de álcool e outras drogas.

Deixe um Comentário