Campanha pelo Dia Nacional do Doador atrai voluntários ao Banco de Sangue de Volta Redonda

0

VOLTA REDONDA
O Núcleo de Hemoterapia de Volta Redonda promove até sexta-feira, dia 26, a “Semana do Doador Voluntário de Sangue”. A campanha, em comemoração ao Dia Nacional do Doador de Sangue, que é dia 25, tem como objetivo intensificar a captação de voluntários e aumentar a coleta de sangue no período que antecede as festas de fim de ano. Neste período, a demanda por hemocomponentes é maior.
O coordenador técnico do Núcleo de Hemoterapia, o médico hematologista, Luiz Gonzaga Lula de Oliveira Lima, afirmou que a campanha já apresentou resultado positivo nos dois primeiros dias. Nesta segunda e terça-feira, dias 22 e 23, o Banco de Sangue recebeu 51 doadores e, após triagem, 38 estavam aptos para fazer a coleta. “Esperamos que o Núcleo de Hemoterapia seja ainda mais procurado nos próximos dias. A divulgação da campanha na mídia, a propaganda boca a boca devem trazer ainda mais doadores”, disse Lula, lembrando que o objetivo também é fidelizar o doador para que faça doações periódicas.
O estoque do Núcleo de Hemoterapia de Volta Redonda atende quatro unidades em Volta Redonda. O próprio Hospital São João Batista (HSJB), onde funciona, é seu principal cliente por ser o maior hospital público do Sul Fluminense, Hospital Municipal Dr. Munir Rafful (HMMR), Hospital Nelson dos Santos Gonçalves (antigo Cais Aterrado) e o HINJA. E mais: ainda fornece hemocomponentes para uma unidade em Pinheiral e outra em Piraí.
COMO DOAR
O Banco de Sangue funciona no Hospital São João Batista e a captação de doadores é feita das 7 às 13 horas, de segunda a sexta-feira. Antes da coleta, todos passam por triagem clínica. E após o procedimento, a equipe separa os hemocomponentes (hemácias, plasma e plaquetas).
A hemácia é o componente mais usado em caso de acidentes de trânsito e ocorrências como Acidente Vascular Cerebral (AVC) hemorrágico, que aumentam no fim do ano. Por isso, a importância de garantir o estoque. A duração deste componente é de 42 dias.
REQUISITOS PARA SER DOADOR
Pessoas entre 16 e 69 anos (menores de 16 e 17 anos precisam da autorização dos pais ou responsáveis); estar em boas condições de saúde (quem apresentar febre, gripe ou outras infecções não devem doar sangue; pesar no mínimo 50 kg;
estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas);
estar alimentado (se comer alimentos gordurosos é necessário aguardar por 3 horas antes de doar);apresentar documento original com foto, que permita o reconhecimento do candidato, emitido por órgão oficial;aguardar dois dias se foi vacinado contra a Covid-19 com a vacina CoronaVac e aguardar sete dias se foi vacinado contra a Covid-19 com outro imunizante.