Campanha de Preventivos acontece em 19 postos de saúde de Resende neste sábado

0

RESENDE 

Neste sábado, dia 13, 19 unidades de saúde estarão abertas no período de 8 às 16 horas para mais uma edição da Campanha de Exames Preventivos contra o câncer de colo de útero e de mama. Promovida pela secretaria de Saúde do município, com o objetivo de ampliar o número de exames preventivos feitos na rede pública.

A mobilização em prol da saúde feminina visa ao atendimento de moradoras de Resende que não conseguem ter tempo disponível para os exames de rotina no decorrer da semana, em virtude de compromissos de trabalho, entre outros motivos.

Segundo o secretário de Saúde, Alexandre Vieira, o Tande o público-alvo da campanha são mulheres com a faixa etária de 25 a 64 anos. “ A campanha é voltada, principalmente, para aquelas que trabalham durante a semana. O foco é a faixa etária das mulheres que têm vida sexual mais ativa. O câncer de mama, por exemplo, está no topo do ranking dos tumores mais frequentes entre as brasileiras. O diagnóstico precoce aumenta a chance de cura”, disse o secretário, informando que todas as mulheres devem fazer periodicamente os exames ginecológicos de praxe. “O papanicolau é um teste feminino que consiste em uma análise citopatológica, para detectar o câncer de colo do útero, entre outras doenças. Também será realizado o procedimento físico das mamas, além de orientações do autoexame. Já a mamografia é recomendada para mulheres a partir de 50 anos de idade, após o rastreamento. Lembrando que, se houver indicação médica, a mamografia é feita em qualquer idade”, salientou.

Os mutirões acontecem quinzenalmente.Os exames são realizados no ato do comparecimento. No decorrer da campanha, para a interessada ser beneficiada, basta residir em Resende, apresentar a carteirinha do SUS (Sistema Único de Saúde) e o documento de identidade. As próximas datas e localidades contempladas serão divulgadas pela Prefeitura.

Deixe um Comentário

error: Conteúdo protegido !