>
a voz da cidade presencial 2025

Caminhada em Barra Mansa destaca importância da denúncia no combate ao abuso sexual infantil

Por sergiocjr
728x90 seguranca

BARRA MANSA

Uma caminhada realizada na manhã desta sexta-feira, dia 18, pelas ruas do Centro, lembrou o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. O ato foi promovido pela Secretaria de Assistência Social e teve como objetivo sensibilizar e conscientizar a população sobre a importância da denúncia. Informativos foram entregues a pedestres e comerciantes durante o trajeto.

De acordo com a Secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Ruth Coutinho, a ação desta sexta-feira serviu para chamar a atenção das pessoas para a importância de denunciar os casos suspeitos junto à rede de atendimento. “Nós temos a rede de atendimento, mas só os equipamentos da rede pública não são suficientes para que possamos combater o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes. As pessoas ainda têm muito preconceito e medo, por isso essa campanha é para chamar mobilizar, chamar a atenção e fazer com que a população tenha um olhar mais atento a possíveis casos de abuso, violência e exploração sexual infantil”, disse Ruth Coutinho, completando: “Em Barra Mansa, o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) registrou entre 2017 e os dias atuais, 40 casos de abuso sexual contra crianças e adolescentes, um caso de exploração sexual contra crianças e adolescentes e dois casos de violação de direitos contra transexuais”.

O coordenador do Creas de Barra Mansa, Célio Carmo de Oliveira, lembrou que o centro é um equipamento que auxilia na prevenção e orientação de pessoas que sofrem esse tipo de violência. “Nosso trabalho consiste na orientação e apoio a essas famílias, buscando minimizar possíveis traumas na criança e no adolescente. Visamos tirar a criança daquele ambiente de violência. E essa campanha é justamente para mobilizar as pessoas, porque a sociedade não pode ficar omissa quando houver uma suspeita de abuso. Cada suspeita que não é denunciada, pode ser uma violência que se perpetua”, afirmou.

DENÚNCIAS

Célio destacou que o Creas atua em conjunto com o Ministério Público, Conselho Tutelar, Polícia Civil e também através do Disque 100. Em Barra Mansa, as denúncias também podem ser feitas através do Creas: (24) 3322-6534/ 3322-6957 ou na sede do órgão, situada na Rua Santos Dumont, 126 – Centro. O Conselho Tutelar também recebe denúncias através do telefone (24) 3322-1029.


PERFIL DAS VÍTIMAS

Segundo dados do Departamento de Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos, o Disque 100, ao todo, 67,7% das crianças e jovens que sofrem abuso e exploração sexuais são meninas, contra 16,52% dos meninos. Os casos em que o sexo da criança não foi informado totalizaram 15,79%. A maioria dos casos (40%) ocorrem com crianças entre 0 a 11 anos, seguidas por 12 a 14 anos (30,3%) e de 15 a 17 (20,09%), levando em conta as denúncias do Disque 100. A maioria dos agressores são homens (62,5%) e adultos de 18 a 40 anos (42%). Apenas entre 2015 e 2016, 37 mil casos de violência sexual na faixa etária de 0 a 18 anos foram denunciados.

No Brasil, a cada uma hora, quatro casos são registrados. Em Barra Mansa, o Creas informou que recebe até dois por mês.

A DATA

O Dia Nacional de Combate à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, celebrado em 18 de maio, surgiu em memória à menina Areceli Cabrera Crespo, de oito anos. Em 1973, no Espírito Santo, ela foi raptada, drogada, estuprada, morta e teve o corpo carbonizado. Os agressores, todos membros de tradicionais e influentes famílias do Espírito Santo, nunca foram punidos.

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos