Câmara de Barra do Piraí reduzirá de 15 para 11 o número de cadeiras

1

BARRA DO PIRAÍ

A Câmara de Vereadores deve votar na próxima semana um projeto de resolução de autoria da Mesa Diretora que diminui de 15 para 11 o número de vereadores. Ao A VOZ DA CIDADE, o presidente da Casa, Luiz Roberto Coutinho, o Tostão (PR), disse que o projeto está nas comissões, sendo analisado. Contou que a medida é necessária, pois a receita da cidade não comporta mais o número atual de vereadores. A cidade será a única câmara da região a fazer essa redução até o momento.

“Estamos olhando para a cidade. Vamos reduzir quatro cadeiras, 12 cargos de assessoria e três outros três da Mesa Diretora. A economia será de R$ 1.124 milhão por ano, mais de R$ 4,5 milhões para toda a legislatura – quatro anos”, informou o presidente da câmara. Ele explicou que a partir do próximo ano a receita repassada ao Legislativo diminuirá 1%. Atualmente cidades com menos de 100 mil habitantes recebem 7% de repasse do Executivo do orçamento da cidade, as que têm acima de 100 mil habitantes 6%.

Tostão ainda citou a obrigação que tem com o Ministério Público em realizar um concurso público. A intenção é que neste ano ainda o edital seja lançado. “Por conta disso tudo não tem como continuarmos do jeito que estamos. Será uma medida de readequação da realidade senão a próxima Mesa Diretora não conseguirá pagar as contas”, adiantou o presidente que foi reeleito nessa legislatura. O mandato de presidente em Barra do Piraí é de dois anos.

O presidente da câmara disse que espera aprovação total no Legislativo, mas os vereadores de oposição, atualmente quatro, já se manifestaram contrários à medida. “Todo mundo fala de austeridade e quando colocamos isso em prática temos problemas, mas acredito que a maioria dos vereadores aprovará o projeto”, disse, completando que espera que outras câmaras façam também essa redução. “Pelo menos o apelo popular está indo nesse sentido. Vamos ver”, completou.

Questionado se pode ser um problema para os atuais vereadores e quem se lançará como candidato na eleição do próximo ano, Tostão informou que está fazendo essa alteração agora, justamente para dar tempo aos partidos se organizarem. Para ele, quem tem trabalho e serviço prestado não ficará preocupado.

O projeto de resolução será colocado para ser analisado em duas discussões na câmara.

 

1 comentário

  1. Me engana que eu gosto. Basta um aumento do salário dos que ficam, dividindo o que se deixou de gastar e pronto. O custo se mantém. O dia que eu ver um político fazendo algo para o bem da sociedade, que não seja por interesse ou obrigado por lei, vou acreditar em mula sem cabeça, papai Noel, saci Pererê, e político honesto…

Deixe um Comentário