Barra Mansa terá cursos gratuitos no setor de gastronomia

0

BARRA MANSA

Moradores de Barra Mansa que têm interesse de entrar no mercado de trabalho ou empreender através do setor da Gastronomia terão a oportunidade de participar de cursos de capacitação profissional gratuitos. A iniciativa faz parte do Barra Mansa + Profissional, programa do Senac RJ que visa incentivar a capacitação profissional, a empregabilidade e a geração de renda. As aulas serão ministradas na Unidade Móvel de Gastronomia, a carreta-escola estará no pátio do Centro Administrativo Municipal Prefeito Luiz Amaral, sede da prefeitura, no Centro.

Segundo o Senac, as inscrições serão realizadas na próxima terça-feira, dia 28, das 10 às 16 horas, por ordem de chegada, na Rua Luiz Ponce, nº 263 – Centro (pátio da prefeitura). São 120 vagas e as aulas terão início no dia 7 de junho. A unidade móvel possui ambiente de aprendizado como uma cozinha laboratório. A grade de atividades conta com cursos de Salgados Para Festas, Técnicas Para Pizzaiolo, Doces Para Festas, Saladas, Bases de Confeitaria, Fabricação de Massas, Geleias e Compotas, e Preparo de Pães Tradicionais.

A unidade móvel do Senac terá aulas a partir do dia 7 de junho, com diversos cursos

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação de Barra Mansa, Agnaldo Raymundo, a iniciativa foi devida a uma solicitação da prefeitura ao Senac. “Nós temos uma grande parceria com o Senac, então solicitamos uma capacitação e eles nos ofereceram essa de gastronomia. Nosso foco é capacitar pessoas de baixa renda e capacitá-las com uma qualificação, para futuramente poderem tornar empreendedores”, expressou o secretário.

Além das aulas teóricas e práticas de Gastronomia, os alunos inscritos também participarão de oficinas de empreendedorismo, ministradas em parceria com o Sebrae, para quem busca gerar renda de forma profissional. Os alunos também receberão o workshop ‘Fotografando com o celular’, quando poderão aprender a registrar imagens de seus produtos para divulgação através das redes sociais, por exemplo.

Além de ser um segmento profissional amplo, que abrange não apenas restaurantes, mas também lanchonetes, bares, bufês para festas e eventos, cantinas escolares e de empresas, a Gastronomia também proporciona, ao profissional capacitado, a chance de geração de renda extra ou mesmo do empreendedorismo, podendo ser um caminho para a conquista da autonomia profissional

A carreta-escola está no pátio da Prefeitura de Barra Mansa – Foto: Chico de Assis-PMBM

REQUISITOS

Para inscrições nos cursos de Gastronomia, os interessados devem ser maiores de 16 anos e apresentar cópias de documentos de identificação, CPF, comprovante de residência e de escolaridade ou uma autodeclaração informando saber ler, escrever e fazer as quatro operações matemáticas. No entanto, menores de 18 anos deverão estar acompanhados do responsável legal.

Deixe um Comentário

error: Conteúdo protegido !