gripe 1500x230

Barra Mansa pode reconhecer ‘wheeling’ como prática esportiva com regulamentação específica

Projeto de Lei de Daniel Maciel visa garantir segurança e valorização da modalidade; proposta será votada em plenário em agosto

Por Carol Macedo
saveclip.app 472080616 18483750400063179 8594055946089618312 n

BARRA MANSA

Barra Mansa pode se tornar uma das primeiras cidades do estado do Rio de Janeiro a reconhecer oficialmente o wheeling – modalidade de manobras e acrobacias sobre motocicletas – como prática esportiva regulamentada. O projeto de lei, de autoria do vereador Daniel Maciel, já foi aprovado pelas comissões da câmara e seguirá agora para análise do plenário, com votação prevista para o retorno das sessões legislativas, em agosto.

superbanner

A proposta define o wheeling como um esporte que exige força, equilíbrio e precisão por parte dos praticantes, e prevê que sua prática só será permitida em locais apropriados, licenciados e fiscalizados, respeitando as normas da Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM). Entre os critérios para a liberação dos espaços estão a existência de pistas com dimensões mínimas, área para o público com segurança garantida, e o uso obrigatório de equipamentos de proteção individual.


“Nosso objetivo é estimular a prática esportiva de forma segura e responsável. Sabemos que muitos jovens e apaixonados por motociclismo já praticam essas manobras, muitas vezes de forma improvisada e sem segurança. Ao regulamentar, criamos condições para que eles possam se desenvolver com responsabilidade e, quem sabe, transformar o esporte em profissão”, destacou o vereador Daniel Maciel.

O wheeling, também conhecido como “grau” ou “RL”, chegou ao Brasil na década de 1980 vindo da Europa, onde era praticado como “speed wheeling”. Desde então, a modalidade evoluiu, passou a ser realizada em baixa velocidade, e ganhou campeonatos oficiais em todo o país. Segundo a justificativa do projeto, a prática cresce a cada ano e já possui milhares de adeptos em diversas cidades brasileiras.

Com a aprovação do projeto, caberá ao Poder Executivo regulamentar os detalhes da aplicação da nova lei, incluindo os critérios para licenciamento de pistas públicas ou privadas, fiscalização dos eventos e campanhas de conscientização. Se aprovado em plenário, o projeto seguirá para análise do Poder Executivo que pode sancionar ou vetar a medida.

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos