BARRA DO PIRAÍ
Em celebração ao Dia Mundial do Orgulho LGBTQIAPN+, comemorado neste sábado, dia 28, a Prefeitura de Barra do Piraí e o Centro de Cidadania LGBTQIA+ promoveram a ação social ‘Diversidade que Transforma’, com uma série de serviços gratuitos oferecidos à população na Praça Nilo Peçanha. O evento teve como objetivo reafirmar o compromisso do poder público com a promoção de direitos e o combate ao preconceito.
A programação incluiu abertura institucional com a presença de autoridades municipais, entre elas a prefeita Kátia Miki, o coordenador do Centro de Cidadania LGBTQIA+ de Barra do Piraí, Jordan Carvalho, os vereadores Lu Maciel e Elves Costa, além de representantes da Secretaria da Mulher, da Defensoria Pública e do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro.
Após a solenidade, o público acompanhou a palestra ‘Direitos da População LGBTQIA+’, ministrada por Aline Souza Santana, bacharel em Serviço Social e servidora da Secretaria de Assistência Social do município. Em seguida, diversos serviços foram disponibilizados aos presentes, como vacinação, massoterapia, corte de cabelo, design de sobrancelhas, orientações odontológicas, pesagem do Bolsa Família, além do atendimento pelo CadÚnico e emissão de documentos com o NADBS.
O destaque da ação ficou por conta da atuação da Justiça Itinerante, que ofereceu serviços de requalificação civil e de gênero, além da conversão de união estável em casamento — demandas de grande relevância para a população LGBTQIAPN+.
O coordenador do Centro de Cidadania LGBTQIA+ Vale do Paraíba – Barra do Piraí, Jordan Carvalho, ressaltou o valor simbólico e prático da iniciativa, especialmente diante da reestruturação recente do equipamento público. “Para mim, a realização desta ação está sendo muito gratificante, principalmente pela realidade em que encontramos o Centro de Cidadania LGBTQIA+ de Barra do Piraí. O centro se encontrava em total abandono, com uma estrutura muito precária, e a maioria dos usuários já havia se afastado. Então, realizar esse evento, mostrar para as pessoas que o Centro de Cidadania existe, é uma forma de resgatar a credibilidade da comunidade LGBTQIA+ e também da sociedade civil. Isso representa um marco muito especial, especialmente neste dia tão significativo, que é o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+”, afirmou.
Durante o evento, a prefeita Kátia Miki reforçou o compromisso da administração municipal com políticas públicas inclusivas e ações voltadas para o respeito à diversidade. “Esse evento nos mostra a beleza e a importância da diversidade e do respeito. Fico muito feliz em participar desta ação de união e de garantia de direitos. Nosso governo está focado em oferecer políticas públicas de qualidade, que prestem atendimento, atenção e serviços a quem mais precisa. Com ações como esta, construiremos uma Barra do Piraí sem espaço para o preconceito”, declarou.
A ação também contou com a presença de representantes do sistema de justiça, como a juíza de direito da Comarca de Barra Mansa, Dra. Anna Carolinne Licasalio da Costa; a defensora pública da Vara de Família de Valença, Dra. Daniela Soledad; e a promotora de justiça da Vara de Família de Barra do Piraí, Dra. Letícia Xavier de Brito. Entre outras autoridades municipais que participaram do evento estiveram a secretária de Assistência Social, Marina Tinoco; o secretário de Comunicação Social, Hugo Marques; o secretário de Serviços Públicos, Roger Machado; e o secretário de Turismo, Tadeu Oliveira.