Ação itinerante em Volta Redonda vai cadastrar doadores de medula óssea na região

0

VOLTA REDONDA

Uma ação itinerante promovida pelo Hemorio, em parceria com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), vai cadastrar, no próximo dia 19, doadores de medula óssea junto ao banco nacional. O cadastro acontecerá no Centro de Prevenção à Saúde do Idoso, das 8 às 16 horas, no bairro Jardim Paraíba. O centro fica na Rua Quinhentos e Trinta e Cinco, Nº835.

A inscrição no Registro Brasileiro de Doadores de Medula Óssea (Redome) é feita com a coleta de uma pequena quantidade de sangue (5 ml) e o preenchimento de um formulário com dados (nome, endereço e características genéticas). Com base nessas informações, é possível detectar a compatibilidade entre doadores e receptores.

O transplante de medula óssea é um tratamento indicado para pessoas com leucemias, linfomas e alguns tipos de anemias. O cadastro ocorre na região após a realização de campanhas, como a que mobilizou moradores do Sul Fluminense a se tornarem doadores para ajudar o menino Rafael Morais Dias, de dez meses. Ele sofre com a síndrome de Wiskott-Aldrich, uma doença rara de imunodeficiência e de origem genética que provoca sangramentos e uma maior sensibilidade a infecções bacterianas e virais. A única chance de cura do menino é com a realização de um transplante de medula óssea.

O transplante de medula óssea é feito por meio de uma punção na região do osso da bacia, com o paciente sendo submetido a anestesia. Todos os custos referentes ao procedimento são cobertos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), não gerando nenhum custo para quem doa.

Fora da ação itinerante que ocorre em Volta Redonda, a coleta de sangue e o cadastramento de doadores voluntários de medula óssea no Rio de Janeiro acontecem no Hemorio, e também no Inca, de segunda a sexta-feira, de 8 às 12 horas. Não é necessário agendamento. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone: (21) 3207-1580.

O DOADOR

Para ser um doador, a pessoa tem que ter entre 18 e 55 anos; pesar acima de 50 quilos; ter boa saúde e não ter tido doenças neoplásica (câncer), hematológicas e do sistema imunológico. É necessário levar um documento oficial com foto.

Deixe um Comentário