O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, recentemente informou o cancelamento do carnaval de rua da cidade. Na ocasião, ele justificou que “por sua natureza e pelo aspecto democrático que tem, o carnaval gera impossibilidade de qualquer fiscalização”. Mais do que concordar, considero a decisão do prefeito responsável. É claro que trocar a máscara de proteção pela carnavalesca era a transição mais esperada pelos foliões, mas ainda é cedo para permitir a realização de um evento que tem como principais características a aglomeração e a movimentação de pessoas. Não precisamos pensar muito para chegar a conclusão que este cenário é totalmente propício para o agravamento da incidência da Covid-19.
Toda festa deve ter um bom motivo para acontecer, sobretudo porque o principal objetivo é reunir pessoas e gerar felicidade. E cá entre nós, nos últimos tempos em razão de uma pandemia que continua assolando o nosso país e o mundo, não temos muitas razões para comemorar. É o momento de intensificar as ações de enfrentamento e ampliar o número de pessoas vacinadas. Esse é o caminho para que possamos avançar progressivamente nos próximos meses no que diz respeito ao controle da pandemia.
Certamente, com a retomada prematura de grandes eventos, como o carnaval, o que observaríamos seria um retrocesso lamentável e com muitos impactos negativos. Até mesmo quem não é adepto à festa, sofreria com as consequências. A população em geral seria afetada e isso não é uma suposição, mas sim um fato. Possivelmente teríamos que adotar novamente medidas restritivas que, hoje, não são mais necessárias.
É claro que, assim como você, queria que essa eventual previsão fosse errada. Mas os riscos de se promover uma festa dessa proporção continuam sendo superiores aos benefícios temporários de quatro dias de diversão. A vida de cada um de nós vale mais. Não se esqueça disso. Ninguém aguenta mais o isolamento, no entanto, não deixe os cuidados de lado. A pandemia não acabou, na verdade, ela está à espreita. Nada de pular agora e cair de cama depois. A folia dentro de casa é mais segura!