ANGRA DOS REIS
O município de Angra dos Reis pleiteia se tornar uma referência no setor do ecoturismo. Na quinta-feira, dia 9, o prefeito Fernando Jordão, acompanhado do secretário de Meio Ambiente, Mário Sérgio Reis, estiveram numa reunião em Brasília, na sede do Ministério do Turismo. O encontro deu início ao processo da cidade em se tornar uma potência mundial do ecoturismo.
O chefe do Poder Executivo de Angra dos Reis levou uma proposta para uniformizar as legislações de proteção ambiental, permitindo o uso sustentável da baía. A reunião teve a participação do secretário de Estado de Turismo, Otávio Leite, pois a participação do Estado e primordial para tal uniformização.
O encontro foi com o secretário-executivo do Ministério do Turismo, Daniel Nepomuceno. No início do ano, os municípios de Angra dos Reis, Mangaratiba e Paraty assinaram um Protocolo de Intenções para a criação de um Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável da Costa Verde. Angra dos Reis, inclusive, desenvolveu diversos projetos de melhoria da infraestrutura do município e da região e entregou ao presidente da República, ao presidente da Câmara Federal e ao governador do Rio. A demanda vai desde a reforma da Rodovia Rio-Santos, passando por obras de ampliação do aeroporto, autonomia no gerenciamento de toda a orla da cidade, atualmente sob a gerência da Cia. Docas, entre outros.
Uma vez Angra sendo referência em desenvolvimento do turismo sustentável, receberá muitas obras de infraestrutura e criará milhares de novos postos de trabalhos para a população. Ao término desta reunião, o secretário do Meio Ambiente de Angra se reuniu com a equipe técnica, do Ministério.