BARRA MANSA
O Hemonúcleo de Barra Mansa reforça junto à população que está necessitando de novas doações para que todo o estoque de sangue esteja satisfatório para atender às demandas. A equipe da unidade informou, nesta terça-feira, dia 21, que os tipos A-, AB- e B- estão em situação crítica, enquanto O+, O- e A+ apresentam estoque baixo. Já os tipos sanguíneos AB+ e B+ estão adequados.
De acordo com a coordenadora do Hemonúcleo, Thaís Mendes, as doações de sangue são fundamentais para salvar vidas em emergências médicas; garantir o sucesso de cirurgias; tratar doenças crônicas, como hemofilia e anemia falciforme; e auxiliar o tratamento de pacientes com câncer.
– A doação pode ser a diferença entre a vida e a morte de um paciente. A falta de sangue pode atrasar o tratamento adequado ou até mesmo impossibilitar procedimentos médicos imprescindíveis. Quanto mais pessoas divulgarem essa informação entre familiares e amigos, mais resultados positivos teremos para a sociedade. Quem doa sangue doa vida – destacou Thaís.
Para realizar uma doação de sangue é necessário se atentar a alguns critérios:
– idade entre 18 e 69 anos;
– peso acima de 50 kg e boa saúde;
– idosos devem fazer sua primeira doação antes de completar 59 anos, 11 meses e 29 dias;
– menores de idade (16 e 17 anos) podem doar somente com a autorização dos responsáveis;
– não ter consumido bebidas alcoólicas nas 24 horas que antecedem a doação;
– no caso de tatuagem, é necessário aguardar seis meses após a sua realização.
Para doar sangue ou obter mais informações, o Hemonúcleo de Barra Mansa está localizado na Rua Pinto Ribeiro, 205 (anexo à Santa Casa), no Centro. A coleta é feita de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h. O telefone da unidade é: (24) 3512-0788.