VOLTA REDONDA
O Hospital São João Batista (HSJB), em Volta Redonda, realizou nessa quarta-feira, dia 11, mais um mutirão de cirurgias. Dessa vez, nove pacientes, com idades entre 31 e 79 anos, passaram por procedimentos oftalmológicos, todos sob responsabilidade do médico André Luiz. Todos tiveram alta no mesmo dia.
Desse total, sete cirurgias foram de facectomia com implante de lente intraocular (LIO), popularmente conhecida como cirurgia de catarata, em pacientes entre 63 e 79 anos. A cirurgia realiza a retirada do cristalino que se tornou opaco e o substitui pela lente intraocular. A facectomia também é indicada para pacientes com astigmatismo e presbiopia (endurecimento do cristalino).
A outras duas cirurgias, realizadas em pacientes de 31 e 37 anos, foram de colocação de Anel Ceratocone, também conhecida como colocação de anel intraestromal. É um procedimento em que se busca corrigir a deformação da córnea causada pela ceratocone, condição progressiva que provoca o afinamento e a deformação da córnea, resultando em visão distorcida.
Realizados geralmente durante os finais de semana e feriados, os mutirões de cirurgias permitem ao Hospital São João Batista oferecer um maior número de procedimentos para os moradores de Volta Redonda, abrindo espaço durante a semana para as cirurgias eletivas agendadas e os casos emergenciais, pois o HSJB é uma unidade de pronto atendimento.
“A dedicação de nossas equipes médicas, aliada ao trabalho que tivemos para recuperar o hospital, têm permitido que o tempo de espera por essas cirurgias possa diminuir, o que traz inúmeros benefícios para nossos moradores”, observou o prefeito Antonio Francisco Neto.