RESENDE
As obras de construção do Hospital do Câncer de Resende entraram em nova fase. As equipes da empresa vencedora da licitação par a reforma da antiga maternidade Mater, localizada na Avenida Marcílio Dias, no bairro Jardim Jalisco, onde é construída a unidade oncológica, começaram a erguer, nesta semana, os pilares da área que será ampliada. Os pilares estão sendo levantados na área da parte da frente do novo hospital.
A unidade hospitalar atenderá pacientes de Resende e também de toda a região das Agulhas Negras, sendo Itatiaia, Porto Real e Quatis. O hospital vai oferecer a população os serviços de quimioterapia, cirurgias, diagnóstico, consulta e laboratório especializado. A previsão é de que a unidade oncológica, que vai atender os pacientes da região das Agulhas Negras, formada pelos municípios de Resende, Itatiaia, Porto Real e Quatis, seja inaugurada no próximo ano.
Segundo a Secretaria de Obras e Serviços Públicos, o cronograma de obras do Hospital do Câncer avança mais uma etapa. As equipes começaram a erguer os pilares da área que será ampliada na unidade, que fica em frente a recepção da antiga maternidade Mater. “Essa, é uma etapa muito importante para seguir para a parte da alvenaria, com a construção de paredes, entre outros detalhes. Além disso, os próximos passos contemplam também a concretagem do piso da área ampliada e a continuidade do reforço da estrutura do prédio antigo”, disse o secretário de Obras, Thomas Elson Landim.
O prefeito Diogo Balieiro Diniz enfatizou a importância da implantação do Hospital do Câncer. “A criação desta unidade é extremamente importante para nossa região, já que os pacientes de Resende e cidades vizinhas, não vão precisar mais ir até municípios mais distantes para fazer tratamento oncológico, que já é desgastante por si só e acaba gerando ainda mais transtornos por conta da viagem, das horas fora de casa, do cansaço, entre outros problemas que o câncer causa”, destacou Diniz.
Diogo ainda lembrou que a unidade Oncológica é um grande projeto que está sendo possível graças aos recursos de mais de R$ 27 milhões, do Governo do Estado do Rio de Janeiro, para a compra de equipamentos e obras de adaptação da antiga maternidade. “A implantação do novo hospital só está sendo possível após os esforços do atual deputado Tande Vieira, junto ao governador Cláudio Castro e deputado Federal, Doutor Luizinho, que foi secretário de Saúde do Estado. Também quero agradecer a vereadora Márcia Lima pelo apoio na causa”, disse o chefe do Executivo.