BARRA MANSA
Uma mulher de 46 anos faleceu durante a tarde desta terça-feira, dia 9, após ser atingida por um trem na passagem de nível da Rua Alberto Mutel, no Centro de Barra Mansa. Essa é a sexta morte no Sul Fluminense em decorrência de acidentes com trens. A vítima chegou a ser socorrida pelo Corpo de Bombeiros e levada para Santa Casa, mas não resistiu aos ferimentos e faleceu.
Em nota, a MRS lamentou o ocorrido e informou que a composição circulava na velocidade permitida para o trecho quando o acidente aconteceu. “Todos os procedimentos de segurança estavam sendo cumpridos, no entanto, a envolvida optou por tentar atravessar a linha férrea no momento da passagem do trem. O freio de emergência foi acionado, mas, por conta de seu peso e tamanho, o trem não para imediatamente, como um carro, portanto não foi possível evitar o fato”, disse.
No mês de abril, na mesma passagem de nível, um idoso, de 64 anos, foi atingido pela composição e teve o pé amputado. Ele ficou internado até a última sexta-feira, dia 5, mas acabou falecendo.
Nos outros quatro casos, as vítimas foram duas idosas, uma em Barra Mansa e a outra em Três Rios; um homem, de 34 anos, em Volta Redonda e uma criança de dois anos em Mendes.
Sobre os acidentes, a MRS alertou que é fundamental ter atenção ao atravessar a linha férrea. “Só será possível melhorar a estatística com a devida mudança de comportamento por parte dos envolvidos. É importante respeitar a sinalização e parar, olhar sempre para os dois lados e escutar antes de atravessar a linha férrea para que a travessia seja feita de forma segura”, disse a empresa.
PROJETOS DE ADEQUAÇÃO DAS PASSAGENS DE NÍVEL
Na última quarta-feira, dia 3, o prefeito de Barra Mansa, Rodrigo Drable, recebeu em seu gabinete representantes da MRS que apresentaram os projetos de adequação das passagens de nível da região central da cidade. A iniciativa tem como objetivo de atender as normas técnicas e exigências da renovação de sua concessão, além de garantir a segurança de pedestres e condutores.
Barra Mansa conta hoje com seis pontos em que o tráfego de pedestres e veículos cruza com a passagem dos trens. O trabalho nas passagens de nível está previsto para ser concluído em julho deste ano.
A gerente geral de Relações Institucionais da MRS, Rosa Cassar, informou que esse projeto foi escolhido como a primeira entrega do pacote de renovação da concessão da empresa. “Sabendo que Barra Mansa é um município parceiro, não teríamos a menor dúvida de que conseguiríamos realizá-lo”, destacou Rosa.