Setor hoteleiro do Sul Fluminense e Costa Verde já registra boa taxa de ocupação para carnaval

Por Franciele Aleixo

SUL FLUMINENSE/COSTA VERDE

Faltando uma semana para o início das festividades de carnaval, quem está pulando de alegria são os empresários do setor hoteleiro. Em 2023 a festa tem um toque a mais de felicidade: será o primeiro depois do período crítico da pandemia de Covid-19. Nas regiões da Costa Verde e Sul Fluminense o que não faltam são opções para aproveitar os dias de folga. Seja no mar, na serra, nas fazendas históricas, ou nos tradicionais blocos, a diversão é garantida.

Em Angra dos Reis, de acordo com o presidente da TurisAngra, Marc Olichon, o município nessa semana já registrou a taxa de 88% e na próxima a previsão é que esse número suba para 97%. “Alguns hotéis da Ilha Grande já estão com 100% de lotação. Os feriados de Ano Novo e São Sebastião, foram um termômetro para o carnaval, as hospedagens estão sendo muito procuradas o que gera a expectativa de fechar reservas em seguida. Angra é um destino próximo, acessível, com mar calmo, cachoeiras e carnaval de rua. Não faltam atrativos para toda a família. As pessoas estão ansiosas pela festa, é uma demanda reprimida por conta da Covid, então chegou o momento de festejar com responsabilidade e muita alegria”, cita Marc.

A expectativa da taxa de ocupação em Paraty passará dos 90%, de acordo com o Secretário de Turismo, Marcos Paulo. “O carnaval de 2023 promete ser o melhor e maior dos últimos anos. Isso porque, após dois anos suspenso, a festa volta com força total e deve movimentar a cidade e nossos tradicionais destinos – praias, cachoeiras- centro histórico é um carnaval com atrações em várias localidades com bandas e blocos carnavalescos tradicionais. A estimativa é de que a movimentação seja de mais de 90% de ocupação hoteleira, confirmando a alta expectativa para as festividades, que esse ano começa cedo. Já na sexta-feira, dia 17, com o pré-carnaval, o show será com Sambô é muito mais. E no carnaval a novidade é um evento descentralizado com a volta do carnaval na Avenida Roberto Silveira, com o desfile dos blocos e em localidades, como Taributa, Trindade, Barra Grande, Jabaquara e entre outras”, analisa o secretário. A programação completa da festa está disponível em www.paraty.rj.gov.br

ITATIAIA

Famosa pela natureza rica em biodiversidade, o município de Itatiaia é considerado um dos principais destinos turísticos do país.  Segundo a Secretaria Municipal de Turismo, cerca de 15 mil pessoas devem visitar a cidade no feriado de carnaval, incluindo os turistas que ficam hospedados, aqueles que ficam em casa de parentes e amigos, e visitantes que apenas passam o dia em uma das localidades.

De acordo com o levantamento feito pela pasta, a taxa de ocupação nos hotéis e pousadas gira em torno de 70%. Porém, existe uma previsão de crescimento de 10% entre os dias 18 e 20. O levantamento apontou também que a maioria dos visitantes vem de cidades como São Paulo, Vale do Paraíba paulista, região metropolitana do Rio e sul de Minas.

As opções de passeios para quem vem à Itatiaia são as mais variadas, entre elas estão, as visitas ao Parque Nacional de Itatiaia. O Parque, o primeiro criado do Brasil, abriga o Centro do Visitante, onde são exibidas exposições de exemplares da fauna e flora da região. O local também conta com um mirante, piscina natural, picos, morros, prateleiras, lagos, rios e cachoeiras, sendo a mais famosa a Cachoeira Véu de Noiva.

Outra opção é Penedo, considerada a primeira colônia Finlandesa do país, têm suas tradições mantidas através do Museu Eva Hildén da Cultura Finlandesa e pelo baile típico no Clube Finlândia. O bairro ainda oferece ateliês de artes, bares e uma infinidade de restaurantes com gastronomia variada.

Outro ponto que merece destaque em Penedo é a natureza representada pelo Pico do Penedinho, onde é possível ver toda a colônia, e as cachoeiras localizadas no Alto Penedo, como a Cachoeira de Deus e o Poço das Esmeraldas, entre outros atrativos.

Nos bairros Maringá e Maromba, ambos na região de Visconde de Mauá, além da natureza exuberante, paisagens bucólicas e a calmaria interiorana, os visitantes também encontram uma grande variedade de hotéis e pousadas, ateliê de artes, lojas de artesanatos típicos, restaurantes e bares.

Situadas em altitudes médias de 1.300m, Maromba e Maringá reúnem uma grande diversidade de cachoeiras, passeios ecológicos, além da Igreja de São Miguel, em Maromba. Mais informações sobre os atrativos naturais e culturais de Itatiaia encontram-se no site da prefeitura, no endereço http://itatiaia.rj.gov.br/servico/181/atrativos-turisticos.

VALE DO CAFÉ

Na região do Vale do Café, de acordo com dados da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH) a estimativa de ocupação é de 90% para Vassouras, Miguel Pereira, Valença e Paty do Alferes. Já Mendes e Engenheiro Paulo de Frontin com 85%. A região terá a animação dos bloquinhos de rua e tranquilidade da vida rural. Opções de passeios em meio a natureza não faltam.

MOVIMENTAÇÃO ECONÔMICA

O setor do Turismo deve movimentar mais de R$ 8,1 bilhões no país durante o carnaval. É o que projeta a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), em levantamento divulgado na última quarta-feira (25.01). Se concretizado, o montante deverá ser o segundo maior já arrecadado dos últimos 11 anos, perdendo apenas para 2020, quando o volume das atividades chegou a R$ 8,47 bilhões. A cifra é 26,9% maior que o contabilizado no ano passado.

A festividade também deve criar empregos temporários para os brasileiros. A estimativa é de que sejam ofertadas cerca de 24,6 mil vagas no período da folia. A maior parte delas deve ser para o segmento de bares e restaurantes, com 4,4 mil oportunidades para cozinheiros e 3,45 mil para auxiliares de cozinha. Os profissionais da limpeza também serão requisitados, com a perspectiva de geração de 2,21 mil vagas.

 

 

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos