SUL FLUMINENSE
Assim como a rotina noturna do skincare traz benefícios para a pele, os cabelos também podem receber cuidados mesmo enquanto estamos descansando. Um desses cuidados que tem chamado a atenção da mulherada é o uso da touca de cetim durante o sono, e até mesmo a substituição das fronhas por peças do mesmo material. Mas será que existem benefícios reais? A biomédica Ana Clara Brathwaite afirma que sim. “Por ser escorregadio, o tecido diminui o atrito que temos no cabelo e que causam carga elétrica. Ao dormir com a touca, você diminui o frizz”, afirma.
O produto pode ser facilmente encontrado à venda na internet e não custa caro. Além da touca, é fácil encontrar prendedores de cabelo e fronhas feitos com o tecido. “O efeito é benéfico para qualquer tipo de cabelo. Nos cabelos cacheados, a diminuição do atrito evita a perda da curvatura dos cachos, mantendo o formato deles, enquanto nos cabelos lisos o efeito é de um cabelo menos ‘arrepiado’ e mais alinhado pela diminuição da energia estática”, explica Ana Clara.
Benefícios da touca
· Diminuição do frizz causado pelo movimento na cama;
· Cabelos lisos mais alinhados;
· Cachos mais definidos por mais tempo;
· Tranças ou dreads sem danos e duradouros;
· Proteção contra o suor e mais saúde para o cabelo.
Cuidados noturnos com os cabelos
· Pentear os cabelos antes de dormir para distribuir o sebo do couro cabeludo para os fios;
· Usar produtos para hidratação noturna ou umectação;
· Não dormir com o cabelo molhado ou úmido para não enfraquecer os fios ou proliferar fungos e caspas;
· Dica de ouro: prender os cabelos lisos em coques altos ou tranças ajuda a dar movimento enquanto as cacheadas podem prender em coque abacaxi.