VOLTA REDONDA
Na referência ao Dia dos Professores, Sócrates Lopes Machado, 82 anos, engenheiro, mestre em engenharia de materiais e professor decano do MEP, através de gráficos e apontamento, traçou o documento sobre a linha do tempo dos 21 anos do Pré Vestibular Cidadão.
Os gráficos, segundo ele, evidenciam a gratidão e valorização do trabalho solidário dos professores e apoios, e também a importância da reflexão continuada que o PVC oferece com o método Freiriano. “A oportuna visualização e valorização do trabalho voluntário e compromisso dos professores e apoios, na proximidade do dia 15, Dia dos Professores. Os dados mostram a espetacular evolução do PVC em meio aos enormes desafios, superado na base do método Freiriano. A inclusão socioeducacional via ‘Escola MEP’ é de fato um presente para os professores, para os estudantes e toda sociedade.” Afirmou Sócrates ao enviar o trabalho à coordenação do MEP.
Nos gráficos, o desempenho do PVC, durante 21 anos de atuação, mostra a média de aprovação dos vestibulandos em 75%, com o número absoluto de 750 pessoas que acessaram universidades de diferentes lugares do Brasil, na referência da ‘Escola MEP’. Para além dos gráficos, Sócrates descreve também a cronologia dos momentos mais significativos do Pré Vestibular Cidadão.
EDUCAÇÃO EM CONSTRUÇÃO
“O PVC, iniciado de forma experimental em abril de 2000, tendo com fundadores – Alessandro Soares, biólogo; Valmir Pereira, químico; Jeferson, jornalista; Maria Real (in memorian), pedagoga; Luiz Henrique, historiador; José Maria, Zezinho e o apoio estrutural da Comunidade Eclesial Santo Antônio, bairro Niterói. Registro importante que relato em uma das lâminas do trabalho. Quando eu cheguei já estavam caminhando.” Ressaltou o professor Sócrates.
Na exposição, o professor evidencia outras movimentações e criações pedagógicas entre os anos 2001 a 2021. A colaboração voluntária dos estudantes; estruturação e ampliação da equipe de professores; criação da semana de sensibilização; visibilidade proativa na mídia regional, instituição da Direção de Ensino e coordenadorias de áreas; reconhecimento da Diocese com o envio de seminaristas propedêuticos para estudarem no PVC; interação com MPF, DPU, DPE, MPRJ e Judiciário, visitas às universidades e parcerias acadêmicas; reconhecimento público por parte do Poder Público; inúmeras palestras nas escolas de ensino médio, publicações acadêmicas relacionadas ao Movimento – TCC’s, dissertações e teses; inauguração do Núcleo de Ensino PVC- Retiro,; modernização do sistema de inscrição (on line); encontros de Pré vestibulares sociais de VR; treinamento e intuição de aulas remotas; seminários temáticos via videoconferência; criação da comissão étnico racial e o núcleo de pesquisa do PVC, foram elencadas no documento.
Na finalização do estudo, de forma entusiasta o professor Sócrates cumprimenta e cita Paulo Freire – “Não há conhecimento pronto e acabado. Ele está sempre em construção. Ninguém está devidamente pronto para ensinar alguém e este alguém não está totalmente pronto para receber este conhecimento.”
Davi Souza, coordenador de ensino do Pré Vestibular, em nome dos professores, agradeceu o excelente trabalho do professor. “Já apresentamos o excelente trabalho da reunião extraordinária da coordenação. Também já estamos encaminhando o conjunto da obra individualmente à cada voluntário do MEP.” Informou Davi agradecido.