>
728x90 vacina (1)

Em homenagem ao dia dos professores MEP divulga dados do pré vestibular cidadão 

Por Franciele Aleixo
bnr am aniv barra mansa 970x150

VOLTA REDONDA

Na referência ao Dia dos Professores, Sócrates Lopes Machado, 82 anos, engenheiro, mestre em engenharia de materiais e professor decano do MEP, através de gráficos e apontamento, traçou o documento sobre a linha do tempo dos 21 anos do Pré Vestibular Cidadão.

Os gráficos, segundo ele, evidenciam a gratidão e valorização do trabalho solidário dos professores e apoios, e também a importância da reflexão continuada que o PVC oferece com o método Freiriano. “A oportuna visualização e valorização do trabalho voluntário e compromisso dos professores e apoios, na proximidade do dia 15, Dia dos Professores. Os dados mostram a espetacular evolução do PVC em meio aos enormes desafios, superado na base do método Freiriano. A inclusão socioeducacional via ‘Escola MEP’ é de fato um presente para os professores, para os estudantes e toda sociedade.” Afirmou Sócrates ao enviar o trabalho à coordenação do MEP.

Nos gráficos, o desempenho do PVC, durante 21 anos de atuação, mostra a média de aprovação dos vestibulandos em 75%, com o número absoluto de 750 pessoas que acessaram universidades de diferentes lugares do Brasil, na referência da ‘Escola MEP’. Para além dos gráficos, Sócrates descreve também a cronologia dos momentos mais significativos do Pré Vestibular Cidadão.

EDUCAÇÃO EM CONSTRUÇÃO


“O PVC, iniciado de forma experimental em abril de 2000, tendo com fundadores – Alessandro Soares, biólogo; Valmir Pereira, químico; Jeferson, jornalista; Maria Real (in memorian), pedagoga; Luiz Henrique, historiador; José Maria, Zezinho e o apoio estrutural da Comunidade Eclesial Santo Antônio, bairro Niterói. Registro importante que relato em uma das lâminas do trabalho. Quando eu cheguei já estavam caminhando.” Ressaltou o professor Sócrates.

Na exposição, o professor evidencia outras movimentações e criações pedagógicas entre os anos 2001 a 2021. A colaboração voluntária dos estudantes; estruturação e ampliação da equipe de professores; criação da semana de sensibilização; visibilidade proativa na mídia regional, instituição da Direção de Ensino e coordenadorias de áreas; reconhecimento da Diocese com o envio de seminaristas propedêuticos para estudarem no PVC; interação com MPF, DPU, DPE, MPRJ e Judiciário, visitas às universidades e parcerias acadêmicas; reconhecimento público por parte do Poder Público; inúmeras palestras nas escolas de ensino médio, publicações acadêmicas relacionadas ao Movimento – TCC’s, dissertações e teses; inauguração do Núcleo de Ensino PVC- Retiro,; modernização do sistema de inscrição (on line); encontros de Pré vestibulares sociais de VR; treinamento e intuição de aulas remotas; seminários temáticos via videoconferência; criação da comissão étnico racial e o núcleo de pesquisa do PVC, foram elencadas no documento.

Na finalização do estudo, de forma entusiasta o professor Sócrates cumprimenta e cita Paulo Freire – “Não há conhecimento pronto e acabado. Ele está sempre em construção. Ninguém está devidamente pronto para ensinar alguém e este alguém não está totalmente pronto para receber este conhecimento.”

Davi Souza, coordenador de ensino do Pré Vestibular, em nome dos professores, agradeceu o excelente trabalho do professor. “Já apresentamos o excelente trabalho da reunião extraordinária da coordenação. Também já estamos encaminhando o conjunto da obra individualmente à cada voluntário do MEP.” Informou Davi agradecido.

 

 

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos