PARAÍBA DO SUL
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou financiamento de R$ 53,4 milhões para a Águas da Condessa S.A., concessionária do grupo SAAB, responsável pela gestão integrada dos sistemas e serviços de saneamento básico de água e de esgotos sanitários no perímetro urbano do município de Paraíba do Sul, no centro-sul do Estado do Rio de Janeiro. O objetivo do financiamento do BNDES é contribuir para o cumprimento de parte das metas previstas no contrato de concessão firmado entre a empresa e o município em 2020 e vigente até 2055.
A operação viabilizará iniciativas como implantação de sistema de esgotamento sanitário, melhorias operacionais visando redução de perdas, diminuição da intermitência do abastecimento e modernização e expansão do sistema de abastecimento de água. Para tanto, estão previstas intervenções como a implantação de 6,5 km de adutoras de água tratada, 4,3 km de rede de distribuição de água e a construção de três reservatórios de água tratada, além da realização de 3.270 ligações de esgoto, construção de estação de tratamento de esgoto, implantação de 21,6 km de rede coletora de esgoto, entre outras iniciativas.
O financiamento do BNDES corresponde a 95% do investimento esperado para o primeiro ciclo da concessão (R$ 56,2 milhões), com fim previsto para dezembro de 2025. A perspectiva é que 51% dos recursos sejam aplicados no sistema de esgotamento, 39% no de abastecimento de água e 10% em outros investimentos.