>
a voz da cidade presencial 2025

Em reunião com representantes da CSN prefeito Neto cobra ações contra poluição

Por Carol Macedo

“Em todos estes anos como prefeito, não lembro de ter visto a situação como está e de ouvir tanta reclamação dos moradores”, disse prefeito

 

728x90 seguranca

VOLTA REDONDA

No final da tarde desta terça-feira, 12, o prefeito Antonio Francisco Neto recebeu em seu gabinete representantes da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN). O objetivo foi cobrar da empresa agilidade no cumprimento das ações previstas pelo Termo de Ajuste de Conduta (TAC) assinado em 2018 com o Instituto Estadual do Ambiente (Inea). E o famoso pó preto foi tratado também no encontro. O prefeito fará nesta quarta-feira, 13, uma vistoria técnica com a equipe da Secretaria de Meio Ambiente da prefeitura no interior da Usina Presidente Vargas.

Segundo o prefeito, a população está sendo afetada pelo pó preto lançado no ar pela empresa. “Em todos estes anos como prefeito, não lembro de ter visto a situação como está e de ouvir tanta reclamação dos moradores”, falou, questionando sobre a manutenção dos equipamentos de controle da emissão de poluição atmosférica, principalmente, da sinterização.

A respeito do TAC, o prefeito lembrou que a CSN tem um prazo até agosto de 2024 para implantar as medidas eficazes de controle da poluição do ar. “Mas a população não aguenta mais. É preciso que algo seja feito com urgência”, disse Neto.


De acordo com o diretor de Operações do Setor de Metalurgia da CSN, Fabian Franklin, a empresa tem aprimorado a manutenção nos equipamentos de controle da poluição e tem até 2025 para reduzir em 40%, em relação a 2020, a emissão de partículas no ar. “O que acontece é que, nesta época do ano, a região é acometida pelo fenômeno meteorológico de inversão térmica, que impede a circulação natural dos ventos. Isso aumenta a sensação de poluição do ar”, afirmou.

Esse TAC prevê investimentos na melhoria da qualidade do ar de Volta Redonda, com adequações na Usina Presidente Vargas e atenda as normas ambientas vigentes. Para resolver a questão da emissão das partículas do pó preto que são lançadas na atmosfera pela siderúrgica e geram muitas reclamações dos moradores, está prevista a instalação de equipamentos modernos para impedir que elas sejam lançadas no ar.

Também participaram da reunião os secretários municipais de Meio Ambiente, Miguel Arcanjo, e de Transporte e Mobilidade Urbana, Paulo Barenco; o presidente do Saae-VR (Serviço Autônomo de Água e Esgoto); os vereadores Sidney Dinho e Paulinho AP; além dos gerentes de Meio Ambiente, Aldo Santana, e Jurídico, Fernando Carlos, da CSN.

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos