ITATIAIA
Equipe Polícia Rodoviária Federal (PRF) da Operação Égide realizando fiscalização de combate ao crime na altura do km 318 da Rodovia Presidente Dutra (BR-116), em Itatiaia, na tarde de sábado, dia 30 de amio, abordou uma carreta em que o semirreboque com placa da cidade de Santo Andre/SP.
Durante a fiscalização foi realizada identificação veicular minuciosa no semirreboque, pois pelo sistema deveria estar utilizando placa no novo padrão (Mercosul), mas, estava com a placa antiga, constando algumas características não condizentes com o veículo abordado, além de estar com numeração dos itens de identificação com indícios de adulteração, sendo verificado que se tratava de um clone, não sendo possível chegar ao original (abordado pela PRF).
Diante da situação, o condutor da carreta, um homem de 32 anos, foi detido e encaminhado para a sede da 99ª Delegacia de Polícia (DP).
Na unidade policial, de acordo com os agentes, o condutor alegou que havia alugado o semirreboque de outra pessoa, mas, não apresentou nenhum documento comprobatório.
O homem foi enquadrado no artigo 311 do Código Penal (CP) – adulterar ou remarcar número de chassi ou qualquer sinal identificador de veículo automotor, de seu componente ou equipamento: pena – reclusão, de três a seis anos, e multa. O tipo penal traz a conduta de adulterar ou remarcar qualquer sinal identificador do veículo automotor, de seu componente ou equipamento.