ANGRA DOS REIS
Nesta terça-feira, 10, o Disque Denúncia divulgou o relatório referente ao mês de maio de 2025, com foco nas ocorrências registradas em Angra dos Reis. O documento, elaborado pela Central Disque Denúncia do Instituto MovRio, traz um panorama detalhado das denúncias anônimas cadastradas no período, reforçando a importância do serviço no combate à criminalidade e na formulação de políticas públicas de segurança.
Entre os dias 1º e 31 de maio, foram registradas 92 denúncias sobre crimes e irregularidades administrativas na cidade. Os crimes ambientais lideraram o ranking, representando 33,7% das denúncias. Em seguida aparecem casos relacionados a substâncias entorpecentes (18,5%) e crimes contra a administração pública (14,1%).
Além disso, o relatório revela que entre janeiro e maio deste ano, o Disque Denúncia recebeu 510 informações sobre atividades criminosas em Angra — um aumento em relação ao mesmo período de 2024, quando foram 452 registros. Destas, 96 estavam relacionadas ao tráfico de drogas.
A atuação das forças de segurança com base nas denúncias resultou em ações concretas: duas pessoas foram presas, uma foi autuada, um veículo foi apreendido e foram confiscadas diversas substâncias ilícitas, entre elas 569 pinos de cocaína, 12 tabletes de maconha, 5 comprimidos de ecstasy, 270 frascos de loló e 101 pedras de crack. Também foi registrada a recuperação de uma área ambiental degradada de aproximadamente 400 metros quadrados.
O relatório reforça o papel essencial da participação da população, por meio de denúncias anônimas, na construção de um ambiente mais seguro e no enfrentamento da criminalidade em suas diferentes formas.
A população pode denunciar qualquer atividade criminosa, localização de bandidos, armas e drogas ao Disque Denúncia. O serviço funciona 24h por dia, sete dias da semana, através dos telefones 0300 253 1177 e (21) 2253 1177 – ambos com WhatsApp anonimizado – técnica de processamento de dados que remove ou modifica informações que possam identificar uma pessoa. É possível denunciar também pelo App “Disque Denúncia RJ” ou através do site (www.disquedenuncia.org.br). Em todos os canais, o anonimato é garantido ao denunciante.