>
a voz da cidade 970 x 150 px

Prefeitura vai registar ocorrência para investigar morte de Jaguatirica em Quatis

Por Cyntia Freitas
bnr am aniv barra mansa 970x150

QUATIS

A Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do município vai registrar uma ocorrência na 100ª Delegacia de Polícia (DP) de Porto Real para investigar a causa da morte de uma Jaguatirica. A notícia foi dada pela secretária da pasta, Carolina Teixeira Lopes na tarde desta quarta-feira, dia 15. O felino foi encontrado na manhã de terça-feira, dia 14, na estrada RJ 159, nas proximidades do distrito de Joaquim Leite, que liga a área urbana a zona rural.

De acordo com Carolina, a prefeitura foi acionada por volta das 9 horas para averiguar o suposto atropelamento da onça. “O grupamento ambiental foi até o local e constatou que o felino estava sem vida e em avançado estado de decomposição. Além disso, o estado da Jaguatirica não é condizente com a situação apresentada anteriormente de que havia acabado de ser atropelado”, disse a secretária, acrescentando que diante dos fatos levantou-se a hipótese de que o felino não morreu no local onde foi encontrado. “Possivelmente o animal foi depositado naquela área após a morte, pois não havia sinais de que estava no local a mais de 24 horas e o estado em que foi encontrado demonstra que o óbito ocorreu há mais tempo. Como o local é afastado e não há relatos ou provas dos proprietários no entorno, não é possível encontrar um suspeito por tal crime ambiental.

Devido ao estado de decomposição em que o animal se encontrava não foi possível enviar para estudo sobre a causa da morte, sendo assim, o animal foi enterrado em local adequado”, ressaltou.


A secretária informou que mesmo com o estado de putrefação foi possível identificar a espécie Leopardus pardalis, mais conhecido como Jaguatirica. Ela ainda contou que será feito um registro de ocorrência na Delegacia de Porto Real. “Por se tratar de uma morte sem identificação de um animal silvestre e sem registros anteriores de casos semelhantes, será registrado o Boletim de Ocorrência para averiguar o crime ambiental. Também vamos enviar ofício ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, (Ibama) a fim de informar sobre a presença do felino na cidade e para posterior monitoramento da presença de outros indivíduos da mesma espécie”, explicou Caroline.

JAGUATIRICA

A Jaguatirica, nome científico, Leopardus pardalis é um mamífero carnívoro da família dos felídeos de porte médio, com 72,6 a 100 centímetros de comprimento e peso entre 7 e 15,5 quilos. O padrão de coloração da pelagem é muito semelhante ao do gato-maracajá (L. wiedii), mas a Jaguatirica é maior e possui a cauda mais curta. É um animal solitário, noturno, territorial e os machos possuem territórios que se sobrepõem sobre os de várias fêmeas. Alimenta-se principalmente de roedores, mas também de animais de porte maior como ungulados, répteis, aves e peixes. (Fonte: Wikipédia)

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos