Barra Mansa amplia a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza para toda a população

0

SUL FLUMINENSE/BRASÍLIA

No último sábado, dia 3, o Ministério da Saúde anunciou que a campanha de vacinação contra a gripe (Influenza) foi ampliada para toda a população brasileira acima dos seis meses de idade. Com isso, as secretarias de saúde poderão decidir qual a melhor forma de ampliar a imunização em cada município. Nessa segunda-feira, dia 5, as prefeituras da região Sul Fluminense já começaram a divulgar a informação e chamar a população para se imunizar.
A Prefeitura de Volta Redonda informou que as doses da Influenza estão disponíveis de 9 às 16 horas nas Unidades de Saúde, exceto nas unidades dos bairros 249, Siderlândia, São João, Vila Mury e Volta Grande. Já em Barra Mansa a vacinação ocorre em todos os postos de saúde de 8 às 17 horas. Na cidade já foram imunizadas mais de 55 mil pessoas e a expectativa é chegar a 65.696.
No Brasil, a campanha conta com mais de 80 milhões de doses de vacinas Influenza produzidas pelo Instituto Butantan. Cerca de 79 milhões de brasileiros fazem parte do público alvo, que foi contemplado em três etapas, e é importante reforçar que ainda dá tempo de se vacinar. Até o último sábado o dado era de que apenas 34,2 milhões de pessoas foram imunizadas, o que representa aproximadamente 42% dos grupos prioritários.
VACINA INFLUENZA E COVID-19
Como duas campanhas de vacinação da gripe e da Covid-19 estão acontecendo ao mesmo tempo, a orientação do Ministério da Saúde é para que a vacinação contra a Covid-19 seja priorizada nos grupos prioritários.
Assim, a população-alvo da vacinação contra gripe e que ainda não recebeu doses contra a Covid-19, deve receber antes a vacina Covid-19 e fazer o agendamento da aplicação da vacina influenza, respeitando um intervalo mínimo de 14 dias entre elas.
VACINE-SE!
Para se vacinar, é simples: vá até uma unidade de saúde levando a caderneta de vacinação e um documento com foto, para que os profissionais de saúde localizem o cadastro no sistema de informação. No entanto, não ter a caderneta de vacinação em mãos não é impeditivo para tomar as vacinas ofertadas pelo Ministério da Saúde.
Todo o andamento da vacinação contra a gripe pode ser acompanhado pela plataforma LocalizaSUS.

Deixe um Comentário