RIO DE JANEIRO/MIGUEL PEREIRA
O jovem Luiz Fernando Valente Rodrigues, de 17 anos, morador de Miguel Pereira, teve a morte cerebral confirmada na tarde desta quarta-feira, dia 17. A suspeita é que ela tenha sido causada por febre amarela.
Em nota à imprensa, a direção do Hospital São Francisco na Providência de Deus (HSF), na Tijuca, Zona Norte do Rio, confirmou, às 14 horas, a morte encefálica do jovem, em decorrência de um edema e hemorragia cerebral, causados por hepatite fulminante.
Na última segunda-feira, os médicos já haviam informado na segunda-feira que a situação do rapaz era irreversível.
A Secretaria de Estado de Saúde informou que esta é uma das suspeitas, mas que não descarta outros diagnósticos, como dengue. O exame que irá confirmar a presença do vírus causador da doença fica pronto em até 20 dias.
Busca por doação
Nas redes sociais, uma campanha foi realizada para conseguir um doador de fígado a Luiz Fernando. A equipe médica chegou a conseguir um órgão e um jato da Força Aérea Brasileira para fazer o transporte, mas o paciente teve uma piora no quadro de saúde na madrugada de segunda-feira o que impossibilitou o transplante.
Segundo familiares, Luiz Fernando era um jovem saudável e que seu quadro de saúde teve uma piora muito rápida. O rapaz chegou a ser levada para o Hospital da Unimed, em Volta Redonda, de onde seguiu para o Hospital São Francisco.